São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

vai ou não vai?

Técnicos defendem Ganso na Copa-10

Entre treinadores do Campeonato Brasileiro, meia do Santos é o mais votado em enquete da Folha sobre a convocação

Atleta foi lembrado 8 vezes, seguido por Neymar, com 5 votos; Dunga anuncia amanhã a lista dos jogadores que estarão na África do Sul

THIAGO BRAGA
LEONARDO LOURENÇO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se estivessem no lugar de Dunga, técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro colocariam o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, na lista dos jogadores que vão à Copa do Mundo, na África do Sul.
A Folha apresentou duas questões aos 20 treinadores do Nacional: 1) qual o melhor jogador brasileiro na atualidade?; e 2) qual atleta, entre os que Dunga não tem convocado, mereceria estar no Mundial?
Dezessete responderam, e Ganso, destaque do Santos campeão paulista, foi citado por oito técnicos como o jogador que falta na seleção -Dunga anuncia a lista amanhã. Neymar, parceiro de Ganso, teve cinco votos. E Ronaldinho, do Milan, foi citado uma vez.
"Se fosse o treinador da seleção, ele [Ganso] é o único que eu levaria de fora do meu grupo. É um jogador que me encanta muito, um dos melhores meias do futebol mundial", afirmou o treinador do Palmeiras, Antônio Carlos Zago.
Outro técnico que elogia o meia do Santos é Paulo César Gusmão, do Ceará. Para ele, o jogador não só faz falta à seleção como é o melhor jogador brasileiro hoje. "Ele [Ganso] marca, faz gol, serve. Está fazendo a diferença", disse.
Para Péricles Chamusca, técnico do Avaí, a lista de Dunga está correta. "Não falta ninguém que não esteja sendo convocado. A convocação está perfeita", disse. Para ele, o melhor jogador é o meia Kaká.
Entre os técnicos nacionais, Ronaldinho, outrora lembrado por bons jogos no Milan nesta temporada, perdeu espaço. O único voto recebido pelo meia foi dado por Geninho, técnico do Atlético-GO. E, mesmo assim, foi um voto dividido.
"Com esses problemas do Kaká, eu arriscaria o Ronaldinho Gaúcho ou o Ganso", disse.
Quando o assunto é o craque brasileiro em atividade, há um equilíbrio na preferência dos treinadores -a única certeza é que a defesa concentra muito do que o país tem de melhor.
Os defensores Maicon e Lúcio, da Inter de Milão, e o próprio Ganso tiveram quatro votos cada um. Logo atrás vieram o goleiro Júlio César, também da Inter de Milão, e Neymar, com três votos cada um.
Dorival Júnior, do Santos, foi um dos técnicos que escolheram Lúcio como o melhor brasileiro. Para ele, o zagueiro "é o jogador que mostrou maior regularidade nesta temporada".
Para Ricardo Gomes, técnico do São Paulo, não há um melhor jogador na atualidade, mas três: o trio brasileiro da Inter, Júlio César, Maicon e Lúcio.
Quando questionado sobre quem levaria ao Mundial, o são-paulino se esquivou.
"O trabalho do Dunga não começou ontem. Ele fez muitos testes nos últimos anos. Quando divulgar quem serão os convocados para a Copa, saberá justificar a presença e a ausência de cada jogador", disse.
Os técnicos Jorge Fossati, do Internacional, e Silas, do Grêmio, também não quiseram responder sobre quem levariam para a Copa. "Não vou cometer a falta de respeito de dizer quem falta na seleção do Dunga", afirmou Fossati.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Selecionáveis têm fim de semana feliz e tranquilo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.