São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Vascaíno, que estava fora dos planos de Wanderley Luxemburgo, ganha chance de disputar a Copa América
Edmundo é a nova dúvida na seleção

ALEXANDRE GIMENEZ
enviado especial a Goiânia

A performance do atacante vascaíno Edmundo neste domingo, na primeira partida decisiva do Campeonato Estadual do Rio, contra o Flamengo, será decisiva para o técnico Wanderley Luxemburgo definir os jogadores para a Copa América-99, no Paraguai, de 29 de junho a 18 de julho.
A lista dos convocados será divulgada na segunda-feira.
Inicialmente, o atacante estava fora dos planos do treinador. Porém seus gols na vitória sobre o Flamengo por 2 a 0, que garantiram ao Vasco o título do segundo turno do Carioca no último domingo, podem fazer Luxemburgo mudar de opinião.
""Não vou falar. Só no dia 14", afirmou o treinador anteontem, em Goiânia, onde a seleção brasileira derrotou a Holanda por 3 a 1, recusando-se a comentar a lista dos convocados para a competição sul-americana.
As restrições de Luxemburgo em relação ao vascaíno não são técnicas. O técnico não aprova o comportamento de Edmundo -quando trabalharam juntos no Palmeiras, em 93 e 94, quase chegaram a trocar agressões físicas.
Para evitar fazer comentários sobre a performance de Edmundo contra o Flamengo, Luxemburgo disse que tinha acompanhado a semifinal do Paulista entre o Corinthians e o São Paulo, que jogaram no mesmo horário.
O treinador afirmou que o consultor técnico Candinho havia acompanhado a partida carioca.
""Aos 47 anos, não tenho mais coração para torcer pelo Flamengo pela TV", disse Luxemburgo, torcedor declarado do time.
Porém a Folha apurou que o técnico da seleção brasileira acompanhou a partida do Rio.
Em Goiânia, Luxemburgo deixou aberta a possibilidade de convocar Edmundo.
""Não afasto a possibilidade de chamar para a Copa América um atleta que eu não tenha convocado anteriormente para os outros amistosos", afirmou o treinador.
A opção por Edmundo também deve-se ao fato de o treinador pretender utilizar na Copa América em seu setor ofensivo um especialista na posição.
Na série de amistosos contra a Holanda, Luxemburgo usou três meias-atacantes.
Segundo o técnico, em vários momentos a equipe sentiu falta de um centroavante nato. ""Principalmente nas bolas esticadas. Precisaria ter um jogador que deixasse a defesa holandesa permanentemente preocupada."
Dos ""testes" que o treinador fez nos amistosos contra os holandeses, o meia Leonardo foi o único aparentemente aprovado.
Anteontem, em Goiânia, o jogador do Milan marcou um dos gols da equipe e deverá estar na lista de convocados por Luxemburgo para o torneio sul-americano.
Mesmo com o gol que marcou em Salvador, Giovanni não está garantido na convocação.
Durante a preparação para os amistosos contra os holandeses, o técnico da seleção brasileira havia afirmado que estava na hora de o atleta do Barcelona acordar.


Próximo Texto: Ronaldinho é liberado para Copa América
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.