São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha na 1ª fase foi irregular

DA REPORTAGEM LOCAL

Para chegar até a fase decisiva da Liga Mundial, a equipe do técnico Radamés Lattari teve que se esforçar muito nas rodadas finais. O time brasileiro jogou em um grupo considerado "forte", junto com EUA, Espanha e Polônia.
A seleção brasileira não estreou bem na competição. Jogando em São Paulo, há dois meses, o time brasileiro perdeu as duas partidas para os EUA, ambas por 3 a 1.
Na época, o técnico Radamés Lattari creditou o mau desempenho ao início do trabalho. Os norte-americanos vinham treinando juntos há mais tempo que os brasileiros. "A Liga Mundial já é complicada. As derrotas apenas complicaram um pouco mais", afirmou o treinador.
As derrotas obrigaram o Brasil a ter que conseguir bons desempenhos fora de casa. Na Europa, a seleção começou a melhorar sua pontuação após três vitórias e uma derrota em partidas contra espanhóis e poloneses.
Nos jogos de volta, no Brasil, o time se complicou novamente. A Espanha -última colocada da chave- conseguiu uma vitória sobre a equipe de Radamés Lattari em Porto Alegre. Na ocasião, os espanhóis contaram com o reforço do ponta Rafael Pascual, um dos melhores do mundo, que vinha sendo poupado pelo técnico Raúl Lozano para o último torneio classificatório para a Olimpíada, que será no final do mês, em Atenas, na Grécia.
Um fator a mais complicava a situação brasileira: a Holanda, que já havia garantido classificação por ser sede da fase decisiva, fazia uma campanha medíocre no grupo B. Com isso, a equipe holandesa "roubaria" a vaga do pior segundo colocado entre as três chaves. A boa campanha França, que fazia parte do mesmo grupo da Holanda, ameaçava o Brasil.
Para obter a classificação, o time de Lattari viajou para enfrentar os EUA -na época a única equipe invicta na Liga e já classificada para a fase final- precisando vencer pelo menos uma partida.
Depois de muitos tropeços, a equipe brasileira mostrou mais eficiência e derrotou os norte-americanos nos dois jogos disputados em Fort Wayne. Nem as duas vitórias da França sobre a Holanda puderam tirar a classificação brasileira.




Texto Anterior: No retrospecto, time brasileiro leva vantagem
Próximo Texto: Panorâmica: Canoagem - Dupla brasileira ganha ouro no Pan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.