São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Corinthians afasta nove atletas, três deles titulares e próximos do treinador, sob a alegação de deficiência técnica

Luxemburgo cede e dispensa seus amigos

MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das primeiras ações de Wanderley Luxemburgo como manager do Corinthians foi contrária às suas preferências como técnico de futebol. O pensamento do "diretor" prevaleceu.
Na lista de dispensa de jogadores apresentada por ele ontem, três dos nove atletas que estão fora dos planos do clube são seus "amigos próximos" e foram titulares de sua equipe no primeiro semestre: Maurício, João Carlos e Fábio Luciano.
Além dos três atletas, também foram dispensados: Ávalos, Marcos Senna, Pereira, Gallo, Índio e Fernando Baiano.
Os nomes do goleiro Maurício e do zagueiro João Carlos foram impostos pela cúpula corintiana e pelo HMTF -parceiro do Corinthians. O argumento foi simples: deficiência técnica.
Os dirigentes não perdoaram as falhas dos dois na final da Copa do Brasil contra o Grêmio.
Com isso, Luxemburgo, o técnico, perdeu sua zaga titular (Scheidt só ganhou a vaga de Fábio Luciano, que se contundiu, na fase final do Paulista e da Copa do Brasil), seu capitão (João Carlos) e seu goleiro (Maurício).
"Eles são grandes amigos meus, além de serem bons profissionais. Mas no Corinthians os seus erros estavam ganhando proporções enormes. Em outro clube eles vão poder errar como um jogador qualquer", disse Luxemburgo.
Com o anúncio da lista de dispensas, Luxemburgo afirmou que foi dado o primeiro passo para a preparação de sua equipe.
"Agora sabemos quais são os jogadores com quem poderemos contar na Mercosul e no Brasileiro. Precisamos dar o outro passo, que será a contratação de reforços", afirmou o treinador, que admitiu a possibilidade de escalar jogadores dos juniores na temporada que o elenco fará na cidade de Extrema (MG), para onde a delegação embarcaria ontem.
Com as dispensas, o Corinthians ficou praticamente sem opção para a zaga e para o meio. No ataque, com Luizão e Paulo Nunes ainda em recuperação de cirurgias, além de Ewerthon na seleção, Luxemburgo terá apenas Gil, já que os novatos Ferretti e Neto não estão no grupo.
"Por enquanto estaremos contando com Rubinho [goleiro", o Ângelo [lateral-direito" e o Marquinhos [zagueiro". Mas, se precisarmos, vamos chamar outros jogadores do juniores para formar um time", afirmou o treinador.
A divulgação da relação de dispensados foi feita após uma reunião no vestiário do CT de Itaquera, da qual participaram os jogadores, a comissão técnica e o vice-presidente de futebol, Antonio Roque Citadini.
Mas foi Luxemburgo o porta-voz das decisões do Corinthians.
"É difícil chegar em um amigo e falar que ele não faz mais parte do grupo. Mas eu tenho que pensar no Corinthians. Sou um funcionário. Alguns eu sei que ficaram chateados. Mas eu pedi para que eles entendessem. A carreira deles não acabou. Terminou no Corinthians", afirmou o treinador.



Texto Anterior: Matuzalém e Taffarel jogarão no Parma
Próximo Texto: Após surpresa, almoço consola dispensados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.