São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times brasileiros se dizem prejudicados e honrados

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela legislação, os clubes brasileiros têm os mesmos direitos dos europeus de tentar barrar a convocação de seus atletas para a Olimpíada. Mas nenhum deles fará nada, apesar de também sofrerem desfalques durante o Nacional, como os times do velho continente.
Oficialmente, o discurso é o de que querem servir à seleção e ajudar os atletas. Fato é que Fluminense, Internacional e São Paulo, que tiveram jogadores chamados, têm interesses específicos de manter boa relação com a CBF.
O clube carioca tem como presidente Roberto Horcades, que é médico do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Seu paciente o incluiu em comissão da Fifa e já liberou atletas do Fluminense de amistosos.
O zagueiro Thiago Silva e o meia Thiago Neves saem do time que está em situação bastante ruim no Brasileiro.
São Paulo e Internacional têm estádios candidatos a sediar a Copa de 2014, Morumbi e Beira-Rio, respectivamente. Ambos foram indicados por seus Estados pra receber os jogos. A Fifa é quem escolhe os estádios, mas ouvirá a CBF.
Os atletas dos três times podem ficar até dez jogos afastados de seus times no meio do Brasileiro. Ou seja, não disputariam cerca de um quarto do campeonato. Isso depende do prazo para liberação dos atletas, que pode ser de 5 a 14 dias antes da Olimpíada chinesa.
"Tem um lado positivo, que é a divulgação do nome do clube e a valorização. Tem um lado negativo, que é o de perdermos o atleta em nosso convívio", afirma o vice-presidente do Internacional, Giovani Luigi, que irá ceder o goleiro Renan.
Os são-paulinos adotam discurso parecido. Para o vice-presidente de futebol, Carlos Augusto Barros e Silva, é uma honra ceder jogadores para a seleção -o zagueiro Alex Silva e o volante Hernanes.
"Há reflexos [da ida à seleção]. A convocação perturba o jogador e o clube. Mas, se não é uma valorização, é uma honra", destacou o cartola. Ele preferiu não fazer comparação com os clubes europeus. "São situações diferentes." (RB E RM)


Texto Anterior: Mulheres: Torneio não vê conflito e é oficial
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.