São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Goleada no sábado e derrota do Sport tornam time de Luxemburgo líder isolado do Campeonato Brasileiro
Rodada favorece Corinthians e Santos

Antonio Gaudério/Folha Imagem
Carlos Miguel é desarmado por jogador do Cruzeiro no lance que o tirou da partida ontem, no Morumbi, desfalcando pela segunda vez o meio-campo do São Paulo, que já havia perdido Raí a 1 min do primeiro tempo


da Reportagem Local

Corinthians e Santos despontam como os dois principais destaques do Brasileiro-98 após as quatro primeiras rodadas.
Com aproveitamento de 100% nos jogos disputados fora de casa, as duas equipes paulistas estão começando a se distanciar de seus concorrentes, firmando-se como fortes candidatas na briga por duas das oito vagas em disputa.
Tanto Wanderley Luxemburgo, técnico do Corinthians, quanto Émerson Leão, treinador do Santos, têm declarado que a primeira metade da fase classificatória é muito importante, porque, conseguindo uma certa distância em relação a seus concorrentes diretos, os times não sofrerão tanto a pressão de vencer nos jogos decisivos.
"É melhor somar pontos mais cedo para não precisarmos deles quando o campeonato estiver entrando na fase do desespero, com alguns precisando desesperadamente dos pontos para se classificar, e outros, para não cair", disse Luxemburgo.
E, pelo menos até aqui, o Corinthians está seguindo à risca as instruções de seu treinador, tendo conquistado 12 dos 12 pontos que disputou, com duas vitórias fora de casa, 1 a 0 contra o Vasco, na estréia, e 5 a 1 contra o Atlético-MG, anteontem.
O Santos, assim como o Corinthians, o líder isolado, tem se destacado pelas atuações fora de casa. Até aqui, o único jogo que a equipe não venceu foi contra o Atlético-PR, na Vila Belmiro. Nas duas últimas rodadas, venceu o Cruzeiro, no Mineirão, e, ontem, o Vitória, 3 a 1 em Salvador.
Favorecido pela derrota do Sport para o Goiás, 2 a 0, em Goiânia, o Santos assumiu a vice-liderança isolada do campeonato, com dez pontos, dois a menos do que o Corinthians. O Sport segue em terceiro, com nove, enquanto a Lusa, que empatou ontem em Natal, foi para oito.
O Palmeiras, que tem sete pontos, não jogou no fim-de-semana e tem, portanto, um jogo a menos. O Goiás, que ao vencer ontem chegou aos sete pontos, encontra-se na mesma situação do Palmeiras.
Invencibilidade
Após a rodada do fim-de-semana, em que os times que jogaram fora de casa se destacaram, ganhando cinco jogos, empatando quatro e perdendo apenas dois, só cinco times seguem invictos.
Destas cinco equipes, quatro são de São Paulo -Corinthians, Santos, Lusa e Palmeiras-, mais o Goiás.
O São Paulo, por sua vez, diferentemente dos outros grandes paulistas, tem feito uma campanha irregular. Após vitória por 3 a 0 contra o Internacional, em Porto Alegre, perdeu ontem para o Cruzeiro, no Morumbi, por 2 a 0 e agora caiu fora da zona de classificação, tendo sido ultrapassado por Goiás, Cruzeiro e Inter.
Se Corinthians e Santos seguem firme nas primeiras colocações, o mesmo pode-se dizer de Grêmio e América-RN, este último agora com a companhia da Ponte Preta, entre os últimos do torneio.
A equipe gaúcha, ainda sem vencer, conseguiu seu primeiro ponto ao empatar com o Atlético-PR, em Curitiba, sem gols.
Como Bragantino e América-MG conseguiram importantes vitórias fora de casa, contra Flamengo e Guarani, respectivamente, no penúltimo lugar ficaram apenas o América-RN e a Ponte Preta.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.