São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Australiano surpreende com fácil vitória sobre Sampras na decisão e leva pela primeira vez um troféu de Grand Slam

Hewitt, 20, é campeão do Aberto dos EUA

DA REDAÇÃO

O australiano Lleyton Hewitt, 20, conquistou ontem o primeiro título de Grand Slam de sua carreira ao vencer o americano Pete Sampras, 30, por 3 sets a 0 (7/6, 6/1 e 6/1) na final do Aberto dos EUA.
""Não posso acreditar. É um sonho que virou realidade", afirmou Hewitt, que é o mais novo campeão do torneio americano desde 1990, quando Sampras conquistou o título aos 19 anos.
A partida durou 114 minutos, e o australiano quebrou o serviço do rival em seis oportunidades.
Antes da decisão, Sampras ostentava uma sequência de 87 vitórias nos games em que estava sacando -o último a quebrar o serviço de Sampras foi o brasileiro André Sá, na segunda rodada.
Na semifinal, Hewitt, que ontem disputou a primeira decisão de Grand Slam, já havia obtido uma marca histórica.
Ele protagonizou a mais rápida semifinal da disputa do Aberto dos EUA, ao derrotar o russo Ievguêni Kafelnikov por 3 sets a 0, em somente 83 minutos.
O australiano também criou polêmica em sua campanha nas quadras do complexo Flushing Meadows, em Nova York.
Na segunda rodada, Hewitt enfrentou James Blake, que é negro, e irritou a torcida americana por ter utilizado expressões racistas.
Com a conquista de ontem, Hewitt vai pular da quinta para a terceira colocação na Corrida dos Campeões, que computa só os resultados da temporada, e vai ficar atrás só de Gustavo Kuerten e do americano Andre Agassi.
Hewitt, que após a vitória foi abraçar seus pais, a sua noiva, a tenista belga Kim Clijsters, e um grupo de amigos nas arquibancadas, é o tenista que mais venceu na temporada -64 partidas.
Sampras, o maior vencedor de Grand Slam da história, com 13 conquistas, tentava dois recordes na decisão de ontem.
Se vencesse, Sampras se tornaria o único a conquistar pelo menos um título de Grand Slam em nove anos seguidos, mas vai continuar dividindo o recorde de oito anos consecutivos com pelo menos uma conquista na mais importante série do tênis mundial com o sueco Bjorn Borg, já que o Aberto dos EUA foi o último Grand Slam da temporada.
Outra marca que Sampras perseguia era o quinto título no Grand Slam de seu país.
Seu compatriota Jimmy Connors é o único a conquistar o torneio cinco vezes na era profissional do tênis, iniciada em 1968.


Com as agências internacionais



Texto Anterior: Vôlei - Cida Santos: Mais um título
Próximo Texto: Sampras elogia o adversário de pernas rápidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.