UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Titulares fazem sucesso até na TV da Europa

DO ENVIADO A MANAUS

Os atletas que entram em campo hoje passam longe do rótulo de "aventureiros" no exterior. A situação chega a ser inusitada para um país que acompanhou nos últimos anos a tantos Violas, Edmundos, Marcelinhos e Romários.
Somados, os titulares de Carlos Alberto Parreira para o confronto com o Equador acumulam mais de 50 temporadas no fortíssimo futebol europeu.
Todos fogem do perfil do jogador brasileiro que não consegue se adaptar ao clima, à comida e a um estilo de vida diferente. Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos já estão perto de completar dez anos de Europa.
Alguns se tornaram celebridades capazes de vender na TV produtos que nada têm a ver com o futebol. Na Espanha, por exemplo, Roberto Carlos é o garoto-propaganda de uma empresa que produz colchões.
Mesmo nos países não-latinos, os titulares da seleção conseguem aprender a língua e se comunicar, como já faz, apesar de estar há pouco mais de um ano morando na Inglaterra, o volante Gilberto Silva.
O alemão também não é barreira. "No início foi difícil, mas hoje sou capaz de ouvir qualquer instrução do treinador em alemão", diz Zé Roberto, do Bayern de Munique. (PC)


Texto Anterior: Brasil x Equador: Pela primeira vez, seleção entra em campo "Brazilian"
Próximo Texto: Brasil festeja reunião de Rs depois de quase seis meses
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.