UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emergentes espreitam anfitrião

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais potências e berço da modalidade, o Japão terá os países emergentes como obstáculo no primeiro Mundial disputado no país após oito anos.
Desde Makuhari-95, um grupo de quatro países, com os japoneses à frente, tem sido responsável pela conquista de pelo menos metade dos 16 ouros em disputa.
No entanto a participação de Japão, França, Coréia do Sul e Cuba nos títulos caiu de 81,3% em 1999 para 50% em 1999, na Alemanha.
Em contrapartida, liderados pela Rússia, países fora da elite da modalidade deram um salto de qualidade. O primeiro ganhou três ouros em Munique e ficou atrás só dos japoneses. Dois anos antes, os russos haviam levado apenas uma prata e um bronze.
Munique assistiu ainda à ascensão da Ásia e da África, continentes que fizeram um e três campeões, respectivamente.
Os chineses voltaram a conquistar um ouro depois de oito anos. Tunísia, Coréia do Norte e Irã completaram o quadro. (MSK)


Texto Anterior: Saiba mais: Mais experiente, Brasil aposta na manutenção
Próximo Texto: Tênis: Chuva faz Guga estrear no dia do aniversário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.