São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teen conquista prata no Mundial

Mayra Aguiar, 19, bate campeã olímpica e obtém melhor resultado de uma brasileira no judô

DE SÃO PAULO

A gaúcha Mayra Aguiar, 19, conquistou ontem o melhor resultado de uma brasileira em um Mundial de judô.
Ela ganhou a medalha de prata em Tóquio ao perder a final para a americana Kayla Harrison no "golden score" (prorrogação na qual quem pontua primeiro vence).
Antes de Mayra, o Brasil tinha conquistado três bronzes entre as mulheres em Mundiais: Danielle Zangrando, em 1995, e Edinanci Silva, em 1997 e em 2003.
"É muito bom subir ao pódio e levar o Brasil junto comigo", afirmou a vice-campeã mundial, que fez uma campanha quase perfeita.
De suas cinco adversárias em Tóquio, quatro eram cabeças de chave, definidas pelo posto no ranking mundial.
Mayra, que é a 14ª do mundo, derrotou em sua estreia a sul-coreana Gyeong-Mi Jeong, a oitava, por yuko (a menor pontuação judô).
Na sequência, ela derrotou por ippon (golpe perfeito) a cubana Yalennis Castillo e a chinesa Xiuli Yang, respectivamente a vice e a campeã olímpica em Pequim-2008.
Na luta contra a chinesa, Mayra conseguiu o ippon em apenas 28 segundos.
"Estudei bastante os golpes dela, mas não sabia que era a campeã olímpica. Acho que foi melhor assim", declarou a meio-pesado (até 78 kg), que treina na Sogipa, mesmo clube de João Derly.
Na semifinal, a brasileira conseguiu novo triunfo com golpe perfeito. A vítima foi a alemã Heide Wollert, vice-líder do ranking mundial. Na disputa pelo ouro, Kayla Harrison, 20, levou a melhor na terceira luta que fez contra a brasileira neste ano.
A norte-americana, décima do ranking, venceu na Copa do Mundo de São Paulo, e Mayra levou a melhor na decisão do Pan-Americano.
Mayra é a brasileira com mais medalhas em Mundiais júnior -conquistou bronze em 2006 e prata em 2008, no peso médio, e bronze no ano passado, já no meio-pesado.
Com o vice-campeonato, Mayra ganhou 300 pontos no ranking mundial e vai aparecer entre as dez primeiras na próxima lista a ser publicada pela FIJ (Federação Internacional de Judô). As 16 primeiras garantem vaga na Olimpíada de Londres-2012. "Estamos reescrevendo a história do judô feminino do Brasil", disse a técnica Rosicleia Campos. "Em 2008, conquistamos a primeira medalha olímpica e agora chegamos à nossa primeira final em Mundial", completou.
Hoje, a partir das 22h, acontecem as eliminatórias do leve masculino (o representante brasileiro é Bruno Mendonça), do meio-médio (Mariana Silva) e leve (Rafaela Silva) feminino.


NA TV

Mundial de judô
6h de hoje e 5h15 de amanhã Esporte Interativo



Texto Anterior: Motor - Fábio Seixas: Balcão de negócios
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.