São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Cofre
O atacante Ronaldo ganhará percentual sobre o aumento da venda do Guaraná Antarctica na Espanha. A participação do atacante será incluída no novo acordo do jogador com a AmBev, que deve ser assinado nas próximas duas semanas e que terá 14 anos de duração.

Em chinês
Com Ronaldo no time, o Real não perde oportunidade de faturar. Vai lançar o site do clube, assim como pretende fazer o Manchester United, em chinês. Pretende invadir o mercado asiático com as camisas de número 11 do atacante brasileiro.

Bancada da CBF
Se perdeu na Câmara o apoio de alguns de seus defensores, a CBF celebra a eleição de seis senadores com ligações pessoais com Ricardo Teixeira: Renan Calheiros (PMDB-AL), Tasso Jereisatti (PSDB-CE), Patrícia Gomes (PPS-CE), Roseana Sarney (PFL-MA), Edison Lobão (PFL-MA) e Leomar Quintanilha (PFL-TO).

Inimigo na mira
A não-eleição de Silvio Torres (PSDB-SP), relator da CPI da CBF/Nike, também foi celebrado pelos aliados do presidente da CBF. O dirigente afirmou a interlocutores que, sem imunidade parlamentar, o tucano terá dificuldade para enfrentar a onda de processos que serão movidos contra ele.

Prazo
Evaristo de Macedo está garantido no cargo pelo menos até segunda-feira, dia das eleições presidenciais do Flamengo. Gilberto Cardoso Filho, atual presidente do clube, tem dito que o futuro do técnico, que não vem agradando à torcida, pertence a seu sucessor.

Intriga da oposição?
Favorito para vencer as eleições, Hélio Ferraz, que tem como vice Radamés Lattari, ex-técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, tem sido atacado por seus adversários. Eles dizem que sua candidatura fere os estatutos do clube, pois não teria cinco anos ininterruptos como sócio do Fla. Ele nega.

Chilique
Ninguém entendeu por que Eduardo Farah se descontrolou tanto na segunda-feira com suas secretárias e funcionários de gabinete. Aos gritos, o dirigente deixou sua sala na Federação Paulista e ofendeu os seus subordinados. Depois foi embora.

Causas
Um dos motivos pode ter sido a insistência com que o delegado Oscar Ferraz Gomes, da 3ª Delegacia Seccional de SP, tem procurado o dirigente. Responsável pelo inquérito policial que apura supostos crimes de apropriação indébita e estelionato durante a gestão Farah na FPF, Gomes ainda não conseguiu ouvi-lo.

Na mira...
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Edmundo Santos Silva, acusado por evasão de divisas no caso do acordo de quitação de dívidas com Petkovic, hoje no Vasco.

...da Justiça
Até o final da semana, o pedido de abertura de processo contra o ex-presidente do Flamengo será distribuído para uma das Varas Criminais do Rio.

Verba estatal
O Ministério do Esporte vai liberar a verba para a construção de uma central de segurança no Pacaembu. A iniciativa faz parte das adaptações a que o estádio está sendo submetido para receber Corinthians x Fluminense, a partida modelo do Código de Defesa do Torcedor, dia 3.

Sonhando alto
Carlos Alberto Parreira está preocupado com a lotação dos hotéis na alta temporada de férias. O técnico corintiano já avisou à diretoria que vai querer tirar o time de São Paulo nos mata-matas do Brasileiro. Jarinu (SP), que já recebeu a seleção brasileira, é a primeira opção.

Representantes
Dia 25, em Oviedo (ESP), Cafu, Ronaldo, Roberto Carlos e Denílson vão representar a seleção brasileira na entrega do prêmio "Príncipe de Astúrias". O Brasil ganhou o troféu pela campanha do pentacampeonato.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do técnico Oswaldo de Oliveira, sobre a performance do meia Ricardinho no São Paulo:
- O tempo urge. Nós precisamos que o Ricardinho atinja o seu melhor desempenho rapidamente.

CONTRA-ATAQUE

Jeitinho brasileiro

No momento em que o capitão Cafu, durante a comemoração do pentacampeonato mundial, subiu no pedestal com a taça e ainda fez uma declaração de amor, a seleção brasileira mais uma vez quebrou o protocolo de festejos de uma final de Copa.
A ousadia já esteve presente na primeira conquista brasileira, em 1958, durante a Copa do Mundo da Suécia.
Foi nela que o capitão Bellini se tornou o primeiro atleta a levantar o troféu -no caso, a Jules Rimet- com as duas mãos:
- Ergui a taça por acaso, disse Bellini, ao comentar o gesto que marcou as Copas seguintes.
Porém a mais irreverente, sem dúvida, não partiu de um jogador da seleção, mas sim do dentista que acompanhava a delegação brasileira em 1958.
Na festa do título, Mário Trigo rompeu todas as etiquetas, puxou o rei Gustavo Adolfo, da Suécia, deu-lhe um abraço e soltou em bom português:
- Vem aqui, king, falta mais um!
O rei, todo embaraçado, falou:
- Quando eu puder ir embora, o senhor me avise, por favor.



Próximo Texto: Brasil bate tricampeã mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.