São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desde 82, time nunca foi além das semifinais

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira tenta hoje superar a "maldição" que a acompanha desde a conquista da prata no Mundial de 1982, única medalha do país na competição.
Nas últimas quatro edições que disputou, o time chegou entre os quatro melhores em três delas -Paris-1986, Rio-1990 e Tóquio-1998. Em todas, os brasileiros foram eliminados da disputa pelo título nas semifinais.
O retrospecto nas decisões das medalhas de bronze também é negativo -a seleção terminou todos esses Mundiais em quarto.
Nos últimos 20 anos, desde que entrou definitivamente para a elite do vôlei mundial, a pior campanha da seleção masculina aconteceu na edição de Atenas-1994.
Embalada pela conquista da medalha de ouro em Barcelona-1992 e pelo primeiro título da Liga Mundial no ano seguinte, a equipe decepcionou e ficou somente na quinta colocação.
Daquela geração, apenas Maurício e Giovane ainda estão na seleção. O primeiro disputa seu quarto Mundial, em sua última chance de conquistar o único título ainda não obtido por ele e pela seleção brasileira. (ML)


Texto Anterior: Brasil bate tricampeã mundial
Próximo Texto: Oponente joga por vingança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.