São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Após temporada de insucessos, ala disputa o Paulista a partir de hoje

Janeth volta ao país para salvar ano

MARCELO SAKATE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um ano e cinco meses, a melhor jogadora do país, a ala Janeth Arcain, 33, volta hoje a defender uma equipe nacional. Às 20h30, joga pelo Unimed/Ourinhos contra o Corinthians/Santo André, fora de casa, na abertura da série melhor de cinco jogos da semifinal do Paulista feminino.
A jogadora, que tentou em vão, no primeiro semestre, acertar uma parceria com alguma empresa para montar uma equipe em São Bernardo do Campo, assinou contrato com o Ourinhos apenas até o fim do torneio paulista.
"Ainda negocio para montar um time para o Nacional [previsto para o início de novembro". O prazo é curto, o cenário político [de incertezas devido às eleições" não ajuda, mas tenho esperança."
Caso não seja bem-sucedida, Janeth deverá dar prioridade à equipe de Ourinhos nas negociações para o Nacional -ela já foi sondada por outras equipes.
A última atuação de Janeth por um clube do Brasil foi em maio do ano passado, quando conquistou o título nacional pelo Vasco.
Devido ao atraso de salários, a atleta decidiu, pouco depois, abandonar a equipe carioca.
No período afastada dos times brasileiros, Janeth atuou pelo Houston Comets, da WNBA.
Neste ano, a jogadora teve queda de rendimento em quadra. Na liga americana, ainda como titular, marcou 11,4 pontos por jogo, contra os 18,5 do ano passado.
Não foi convocada para o Jogo das Estrelas, tampouco eleita para a seleção das melhores do torneio -feitos que alcançara em 2001.
Pela seleção, no Mundial da China, também teve médias inferiores (pontos e aproveitamento de arremessos) às da edição anterior, em 1998. O time terminou em um modesto sétimo lugar.
Circunstâncias distintas às da época em que atuou no basquete de São Paulo pela última vez.
Quando trocou Santo André, time que defendera por oito anos, em maio de 2000, pelo Vasco, Janeth estava em ótima fase.
Então vice nacional, meses depois ela foi a líder da seleção medalha de bronze na Olimpíada de Sydney e assumiu, com destaque, o posto de titular no Houston Comets, que foi campeão da WNBA.
Ontem à noite, na partida inicial da outra série semifinal, o Santa Maria/São Caetano, atuando em casa, surpreendeu o Unimed/Americana ao ganhar por 70 a 58.


NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Atleta da seleção é raridade no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.