UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI DE PRAIA

Juntas há 4 meses, Sandra e Ana Paula levam Circuito Mundial e se firmam como favoritas a vaga olímpica

Nova dupla ratifica aposta e ganha título

Sergio Moraes/Reuters
Ana Paula (esq.) e Sandra comemoram o título do Circuito


MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sandra e Ana Paula deram ontem a primeira resposta positiva aos patrocinadores e à Confederação Brasileira de Vôlei, que bancaram a montagem da dupla às vésperas do Circuito Mundial.
Com a vitória por 2 a 0 sobre as francesas Riera e Jaouen, no Rio, elas conquistaram o título antecipado e se firmaram como principais candidatas do país a uma das duas vagas em Atenas-2004.
Ao assumir a nova posição, também colocaram fim à hegemonia de Adriana Behar e Shelda, donas do circuito de 1997 a 2001 e vice-campeãs em 2002 -hoje, a dupla está em terceiro do ranking.
As novas campeãs mundiais anunciaram a parceria em junho, às vésperas da viagem para a estréia na Grécia. Ana Paula deixou Tatiana. Sandra abdicou de Leila.
O troca-troca teve interferência dos dirigentes, que tentavam formar uma dupla forte para obter a segunda vaga brasileira na Olimpíada de Atenas. Na teoria, a primeira já seria de Behar e Shelda.
Para se unirem, as jogadoras bateram o pé para continuar com seus técnicos particulares, Marcelo del Negro, o Alemão, e Marcos Miranda, marido de Ana Paula.
"Esse título foi uma resposta a quem criticou a formação da dupla. Acharam que não daria certo porque eram muitos egos juntos. Mas provamos que ninguém quer aparecer mais que ninguém. Nossa fórmula deu certo", disse Ana Paula, por telefone, à Folha.
A parceria, que estreou com uma vitória na Grécia, ganhou quatro das nove etapas que disputou e só não chegou à final na Itália -não jogou na China e na Indonésia. No total, venceu 59 partidas e perdeu somente cinco.
"Temos condições de evoluir ainda mais. Provamos para nós e para todos que podemos brigar por uma medalha. E acho até que estamos criando uma nova forma de treinar na areia, com uma equipe", afirmou Alemão.
Sandra, 30, e Ana Paula, 31, voltam à quadra hoje pelas oitavas-de-final do Mundial do Rio, etapa especial do calendário realizada a cada dois anos. Campeã, a dupla somará 800 pontos no ranking mundial e embolsará US$ 60 mil.
Uma vitória em Copacabana também deixará as brasileiras ainda mais próximas da Olimpíada. Serão classificadas as duas duplas que somarem os oito melhores resultados internacionais de janeiro deste ano a julho de 2004.
Após a etapa do Rio, Sandra e Ana Paula voltam as atenções para o Circuito Brasileiro. Apesar de terem entrado na metade do torneio, ocupam a terceira posição graças à pontuação herdada de suas antigas parcerias.

NA TV - Mundial de vôlei de praia; Globo, ao vivo, às 10h, e Sportv, ao vivo, às 11h


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: O segundo tempo
Próximo Texto: Frase
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.