São Paulo, Sexta-feira, 10 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Ala-pivô se machuca contra seu 1º time na NBA e antecipa a aposentadoria
Charles Barkley encerra a carreira

France Presse
O ala-pivô Charles Barkley, que decidiu encerra a sua carreira, põe a mão na perna esquerda, após se contundir no joelho


da Reportagem Local

Com uma ruptura num dos tendões do joelho esquerdo, o ala-pivô Charles Barkley, 36, o segundo mais famoso jogador da NBA na "era Jordan", encerrou na noite de anteontem sua carreira.
Barkley, do Houston Rockets, se contundiu na cidade de Filadélfia, onde, 15 anos atrás, havia começado a jogar na liga profissional norte-americana de basquete -pelo Philadelphia 76ers.
"Creio que o Companheiro lá no céu quis que eu terminasse no lugar em que comecei", declarou Barkley, que antes do início desta temporada já havia anunciado que ela seria a derradeira.
Antes do jogo, ele foi homenageado pelos 76ers, equipe que defendeu em oito campeonatos (entre 1984 e 1992), e ovacionado pelo público presente no ginásio.
"Era para acontecer assim. Era para acabar em Filadélfia", acrescentou ele, que foi carregado, chorando, para o vestiário.
A séria contusão no joelho aconteceu ainda no primeiro quarto da partida dos Rockets contra os 76ers. Ao tentar bloquear um arremesso de um oponente, Barkley perdeu o equilíbrio e, na queda, rompeu o tendão.
"Soube que tudo estava acabado naquela hora. Bem, até que foi divertido", disse o jogador, sobre sua passagem pela NBA.
Barkley precisará ser operado, e a recuperação é estimada em pelo menos seis meses.
Listado com a altura de 1,98 m, embora muitos digam que ele não passa de 1,95 m, Barkley sempre foi dominante nos rebotes.
Encerra a carreira profissional com a impressionante média de 11,7 rebotes por partida. Para efeito de comparação, o superpivô Shaquille O'Neal, com 2,16 m, obteve até agora na NBA uma média de 12,2 rebotes por jogo.
Nas quadras, era impossível não reconhecê-lo: forte, "estourado" (foi multado inúmeras vezes por indisciplina) e com uma careca talvez só menos famosa do que a de Michael Jordan. Fora delas, causou algumas confusões: foi acusado de assédio sexual e possui no currículo policial uma prisão por brigar na saída de um bar.
Registrando ainda uma média de 22,2 pontos por jogo, foi escolhido, em 1997, quando a NBA comemorou 50 anos, um dos 50 melhores jogadores da história da liga. Foi o melhor reboteiro de 1987 e escolhido o MVP (melhor jogador) do campeonato em 1993. Nunca ganhou um título -o máximo que conseguiu foi o vice em 1993, pelo Phoenix Suns.
Porém esteve presente nos dois "Dream Teams" (Time dos Sonhos) norte-americanos que conquistaram o ouro olímpico em Barcelona-92 e Atlanta-96.


Texto Anterior: Ciclismo foi precursor de exame
Próximo Texto: Tênis: Acordo une copas e recria o Masters
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.