São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Equipe do técnico Lula chega

Ribeirão atinge marca histórica de vitórias

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Primeiro finalista do Estadual de São Paulo, o COC/Ribeirão Preto conseguiu ontem uma marca ainda mais expressiva.
Com a vitória sobre o Franca, por 77 a 71, a equipe do técnico Aluísio Ferreira, o Lula, chegou a 36 partidas invicta no Paulista masculino. É a maior série de sucessos da história da competição.
"Essa marca é importante e os jogadores merecem elogios. Mas não adianta nada obtê-la, se não ficarmos com o título do Paulista. É isso que vai ficar na história", afirmou o técnico do Ribeirão.
Segundo levantamento feito pela Folha nos arquivos da FPB (Federação Brasileira de Basquete), a maior invencibilidade em uma edição do torneio era do Franca.
Na competição de 1992, o time francano, na época dirigido por Hélio Rubens, ficou 35 jogos sem sofrer derrotas. A equipe perdeu na primeira rodada para o Palmeiras, então sob o comando de Lula. Após essa derrota, porém, manteve a invencibilidade até a decisão, quando superou o Banespa/Jales, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, por 80 a 78.
Ontem, no ginásio da Unicoc, em Ribeirão Preto, as duas equipes mostraram ansiedade e erraram muito. O Franca precisava da vitória, para ainda ter chances de classificação para a final. Já os atletas do Ribeirão lutavam para fechar a série e atingir o recorde de vitórias seguidas no Paulista.
Mais concentrado, o Franca começou melhor e terminou o primeiro tempo na frente: 39 a 36.
Na segunda etapa, a partida continuou equilibrada, com o Franca dominando o placar. No minuto final do jogo, porém, Ribeirão Preto conseguiu a virada.
Renato, com um arremesso de três pontos e Nezinho, em um contra-ataque, deixaram a partida nas mãos do time da casa.
Renato foi o cestinha do jogo, com 26 pontos. O ala Lucas fez 22 pontos e foi o maior pontuador da equipe de Franca.
"De nossa parte, não cobramos a invencibilidade dos atletas. Mas isso pode ter pesado na partida de hoje. Afinal, fora dos treinos, eles são questionados por todo mundo sobre isso", analisou Lula.
O adversário do COC/Ribeirão Preto na decisão sairá do confronto entre Uniara e Valtra/Mogi. Hoje, as duas equipes voltam à quadra, às 16h, no ginásio Gigantão, em Araraquara.
A equipe de Mogi das Cruzes vence a série por 2 a 1. Caso vença hoje, irá fechar o mata-mata.
Apesar da invencibilidade, Lula não acredita que sua equipe possa terminar o Paulista sem perder.
"Nosso objetivo é apenas ficar com o título. Seria muita pretensão da nossa parte achar que o time terminará o campeonato invicto em uma competição tão difícil como o Paulista", afirmou o treinador do Ribeirão Preto.


NA TV - Uniara x Mogi, na ESPN Brasil, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Olimpíada: Presidente do COI defende Paris-2012
Próximo Texto: Crise econômica pode inviabilizar torneios sul-americanos de clubes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.