UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Igualdades no placar ficam mais raras na volta dos times mais fortes

Empates são derrotados no Paulista com os grandes

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O empate entre São Paulo e Portuguesa Santista anteontem, no Morumbi, foi uma zebra. O São Paulo era amplo favorito, mas só o fato de o jogo ter acabado com igualdade no placar pode ser visto como inesperado neste Paulista.
Após quatro rodadas e 35 jogos no Estadual de São Paulo, foram registrados apenas seis empates. O índice de empates caiu bastante em relação ao ano passado, quando os grandes ficaram fora -o chamado "Trio de Ferro" atuou só no Supercampeonato Paulista.
No Paulista-2002, 26,5% dos jogos terminaram empatados. Neste ano, só 17,1% das partidas acabam com igualdade no marcador. Esse índice, comparado aos números dos principais campeonatos nacionais europeus, é bem pequeno -todos esses registram pelo menos 25% de empates.
Sem confrontos entre os grandes até agora, o Paulista vê, em média, um empate a cada seis jogos -em 2002, a média seria um empate a cada quatro partidas.
Em alguns casos, o que se vê é uma grande disparidade técnica entre as equipes. No Grupo 2, por exemplo, Juventus e Internacional perderam todas as suas partidas e levaram humilhantes goleadas por 6 a 0 -a equipe de Limeira já trocou de técnico, mas perdeu o último jogo por 5 a 1.
Apenas um time empatou mais de uma vez: o Rio Branco (2 a 2 com o Mogi Mirim e 1 a 1 com o União Barbarense, ambos os jogos fora de casa). O Paulista-03 até começou com um empate (2 a 2 entre Santo André e Santos), mas o torneio viu uma rodada inteira, a terceira, não registrar igualdades no marcador.
Desde que os torneios em todo o mundo passaram a adotar três pontos por vitória, os empates começaram a ser menos valorizados. Como o Paulista agora é curto -a fase de classificação tem seis rodadas-, a chance de um empate ser fatal é bem maior.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Grupo pode ter até quatro times classificados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.