São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Tentando voltar à liderança do Paulista-2001, time de Geninho arma esquema superofensivo mesmo fora de casa

Santos se mira em tática do São Caetano

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O Santos vai adotar um "estilo São Caetano" de jogar na partida de hoje, às 16h, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.
Para aumentar o poder de fogo do ataque, o técnico Geninho decidiu relaxar a marcação no meio-de-campo e escalou a sua equipe com quatro homens de frente (Robert, Caio, Dodô e Deivid) e um único volante (Marcelo Silva ou Paulo Almeida).
O São Caetano se sagrou vice-campeão da Copa João Havelange, no ano passado, devido a um esquema de jogo no qual a ousadia e a eficiência ofensiva compensavam a fragilidade defensiva.
"Vamos chegar bastante ao ataque, mas sobrará espaço para o adversário. Vai ser algo como o São Caetano, que faz muito gols, mas leva muitos também", disse o zagueiro Rodrigo Costa, que estreará com a missão de atuar como o homem da sobra na defesa.
Uma das razões para Geninho ter decidido testar o esquema superofensivo do Santos é a boa fase dos atacantes Caio e Deivid, que viraram titulares. Caio entrará no lugar do meia Renatinho, cuja tarefa principal no meio-campo era de marcação. Deivid ganhou a vaga do atacante Rodrigão.
"Com um esquema mais ofensivo, teremos dificuldades atrás, seremos mais vulneráveis quando atacados, mas esses atletas (Caio e Deivid), no momento, estão muito bem. Quero ver como o time vai ficar assim", disse Geninho.
O novo sistema fez a alegria dos avantes. Dodô comemorou, entusiasmado com o desempenho nos treinamentos. "Foi excelente. O time fica muito rápido, muito ofensivo. Eu gostaria de jogar sempre assim", declarou.
Caio afirmou que o novo esquema vai aliviar a marcação sob pressão que vem recebendo o meia Robert, que estreou na seleção na última quarta, no amistoso contra o México, e diluir entre os demais atacantes a preocupação dos zagueiros adversários.
"Pela fase do Robert, os times estão fazendo marcação individual em cima dele. Agora, a gente vai poder dividir com ele um pouco dessa responsabilidade."
A vitória na partida de hoje será fundamental para que o Santos consiga se manter na zona de classificação (entre os quatro primeiros) ou mesmo recuperar a liderança do campeonato.
Além disso, se ganhar, empurrará para baixo na tabela o Botafogo, adversário direto na luta pela classificação. Em oitavo lugar, o time de Ribeirão tem 12 pontos, dois a menos que o Santos, que ocupa a terceira colocação.

Rincón
O presidente Marcelo Teixeira afirmou que a inscrição do volante Rincón no último dia de prazo para registro de novos jogadores no Paulista foi feita a pedido da comissão técnica, na expectativa de que ocorra um acordo salarial com a diretoria capaz de permitir a reintegração do jogador ao time.
Rincón foi liberado no final do ano passado para se transferir para outra equipe, mas até agora não obteve êxito.


NA TV - ESPN Brasil e Sportv (só para SP, PR e RS), às 16h



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Botafogo tenta manter tabu caseiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.