São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recordista desiste de maratona olímpica

Poluição de Pequim afasta etíope dos Jogos em agosto

DA REPORTAGEM LOCAL

Haile Gebrselassie, 34, recordista mundial da maratona, é o primeiro grande nome do atletismo a desistir dos Jogos de Pequim por causa da poluição.
Gebrselassie já teve problemas pulmonares por correr em ambientes insalubres e sofre de alergia à poeira -dois problemas que enfrentaria devido ao ar poluído da capital chinesa.
Segundo Jos Hermens, seu agente, o etíope está mais preocupado em estender a carreira até os Jogos de Londres, em 2012, quando terá 39 anos.
"Ele quer continuar correndo em alto nível até a próxima Olimpíada. O calor, a umidade e a poluição pesam nesta decisão", disse à Folha Hermens.
Ele estimou em "99%" as chances de o etíope não correr a maratona olímpica. "Haile não quer pôr a carreira em perigo. Para ele, é mais importante correr em 2h03min [o recorde da maratona é 2h04min26s] que levar outro ouro olímpico."
E a poluição poderia afetar esse sonho. "Isso deve dar 1% ou 2% [de prejuízo à performance]. É muito para um atleta. E seu grande desejo é obter outro recorde na maratona."
No sábado, Vanderlei Cordeiro de Lima disse à Folha que a poluição pode ser favorável a ele, que disse estar acostumado a correr em São Paulo.
Vários atletas já mostraram temor com a poluição e chegarão à Pequim às vésperas das provas. É o caso de campeões mundiais, como Jana Rawlinson (400 m com barreiras) e Tyson Gay (100 m e 200 m).
Para fugir do problema, Gebrselassie tentará correr só os 10.000 m, prova em que já ganhou dois ouros. Questionado se não seria improvável obter vaga, já que a Etiópia tem vários atletas nesta prova, Hermens admitiu o problema. "Será realmente muito difícil passar pelas seletivas nacionais."
O etíope é vítima de seu sucesso. Suas glórias -quebrou 25 recordes mundiais- motivaram uma legião de seguidores. Hoje, suas marcas na pista estão em poder de Kenenisa Bekele, admirador do mestre.
Em Atenas-04, Bekele e outro etíope, Sileshi Sihine, "esperaram" Gebrselassie na final dos 10.000 m. Ele, porém, sentiu lesão, ficou para trás e acabou em quinto -Bekele e Sihine ganharam o ouro e a prata.
Além deles, há Deriba Merga, que o etíope aponta como herdeiro nos 42,195 km -ele alterna provas de pista e rua.0 (ALF)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Corinthians: Por notas frias, Dualib vira réu em São Paulo
Próximo Texto: Reverso: Campeã em 2004 diz que corre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.