São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Pedal na montanha

Cannondale Vredestein vence Tour de France do mountain bike; brasileiros não sabem quem irá à Olimpíada

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

O TOUR de France do mountain bike. Assim os competidores se referem à Cape Epic, a maior maratona do MTB do mundo. Após oito duras etapas pedalando em ambientes hostis da África do Sul, a equipe Cannondale Vredestein, do belga Roel Paulissen e do dinamarquês Jakob Fuglsang, venceu com o tempo de 36h01min44s.
Foram nove dias debaixo de muito sol e uma ascensão somada de 18.529 metros, para completar um percurso de quase mil quilômetros.
Os brasileiros mais bem classificados foram Michel Bogli e José Correia Pinto Filho, o Zé Filho, que terminaram na 108ª colocação no overall e em 79º na categoria Men.
Michel e Zé Filho, que levaram a bandeira do Brasil e a divulgação de uma causa importante para o mundo, a Atrofia Muscular Espinhal, AME, na bagagem, terminaram o desafio em pouco mais de 51 horas.
Outras três duplas brasileiras participaram da competição: Lourenço Bizarria e Francisco Junior (132º); Alexandre da Silva Rosa e Clademilson Santos (352º); e Guilherme Ruschel e Fabio Ferreira (360º). Outro brasileiro, Antonio Paulo Medeiros Junior, participou ao lado do inglês Mark Wielopolski (371º).
Neste ano, o MTB também está no foco brasileiro por conta das duas vagas olímpicas que conquistamos para a modalidade. E dois atletas que estiveram no Pan do Rio confirmaram o favoritismo para irem à Pequim pelo Brasil: Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, e Jaqueline Mourão venceram com folga a etapa inicial da Copa Internacional Sundown de MTB, no dia 30 de março, em Araxá. Esta é uma das três provas classificatórias para Pequim.
Jaqueline, 32, que já participou de duas Olimpíadas, Atenas e Turim (no esqui cross-country), está próxima da sua terceira, mas só vai saber ao certo no dia 14 de julho, quando a CBC anunciará os dois classificados. Até lá, terá de disputar outras provas seletivas, enquanto suas adversárias estrangeiras, já confirmadas nos Jogos Olímpicos, treinam e competem com foco apenas na prova na Montanha de Laoshan, no dia 22 de agosto.

MUNDIAL DE SURFE - WQS
Tubarões em Margaret River, Austrália, interromperam a etapa seis estrelas prime da divisão de acesso. Mesmo com ondas de 3 m, ela foi paralisada. Adriano de Souza, que venceu a anterior em Newcastle, soma a segunda maior pontuação.

DESTINO AZUL
Diogo Guerreiro e Flavio Jardim, que já velejaram de windsurfe do Chuí ao Oiapoque, darão a volta ao mundo num catamarã de 45 pés.

RECORDE NA NEVE
O esquiador Jhonatan Longhi, 20, encerrou a temporada com os recordes brasileiros no Slalom e no Slalom Gigante.


sarli@trip.com.br

Texto Anterior: Ronaldinho: Milan diz confiar na contratação
Próximo Texto: Pequim 2008
Judô - A graça de esporte: Dois limites à prova em 25s

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.