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São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

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Jogos na tela do celular e paixão garantem lucro

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só retorno institucional que as empresas de telefonia esperam ao investir muito dinheiro no futebol.
A modalidade esportiva mais popular do mundo também pode significar um bom aumento no faturamento com a venda de serviços e aparelhos aos clientes. Exemplo mais bem acabado disso aconteceu no amistoso entre Brasil e Portugal, realizado no final de março na cidade do Porto.
Na ocasião, a Vodafone, em associação com um canal de televisão, permitiu que seus clientes portugueses assistissem ao jogo, ao vivo, nas telas coloridas de seus modernos aparelhos celulares. Para tanto, os interessados teriam que passar praticamente duas horas utilizando seus telefones, aumentando de forma substancial suas contas no final do mês.
Outra forma de atrair clientes para as empresas de telefonia é garantida pela paixão dos torcedores. Principal patrocinadora do poderoso Manchester United, a Vodafone exibe como mensagens os gols do time na tela de seus celulares. A O2 faz o mesmo com o Arsenal.
Para os fabricantes, a oportunidade de ganhos está no design dos aparelhos, que são trocados com frequência cada vez maior pelos consumidores. A Siemens, por exemplo, tem uma linha para cada um dos 24 clubes que patrocina na Europa. Na semana passada, lançou um produto semelhante relacionado ao Mundial de F-1.
No Brasil, a então Telesp Celular, em parceria com a Motorola, montou em 2001 campanha em que oferecia benefícios e promoções a clientes-torcedores, como desconto nas ligações nos dias dos jogos e camisas oficiais para quem fizesse recargas de determinado valor.
Além disso, a capa do celular poderia trazer também o escudo da agremiação. A campanha abrangeu os principais times de São Paulo: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Lusa, Guarani, Ponte Preta e Santos.
Os resultados do "Peg&Fale Gol!" foram, segundo a empresa, surpreendentes. Nos cinco primeiros meses, cerca de 180 mil aparelhos foram comercializados, 150% a mais do que a meta traçada inicialmente pela concessionária. (PC e MSK)


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