São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série B mais paulista da história reflete crise de SP

Segunda divisão nacional dá partida com um recorde de oito times do Estado
Bons nos pontos corridos, clubes vêem a melhora da concorrência nesse sistema de disputa e colocam sua força à prova a partir de hoje


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Série B mais paulista da história começa hoje como resultado da derrocada quantitativa do Estado mais rico do país na Série A. Os paulistas, qualitativamente, ainda vão bem, pois venceram os últimos três Brasileiros e ganharam quatro das seis edições deste século, mas terão apenas quatro representantes na elite em 2007.
Na esteira da queda paulista, a segunda divisão larga com oito times de São Paulo: Barueri (que estréia hoje contra o Remo no Parque Antarctica), Ituano, Marília, Paulista, Ponte Preta (pega o Gama em Campinas), Portuguesa (encara o Fortaleza fora), Santo André e São Caetano. A Série B será mais uma vez por pontos corridos.
Foi exatamente esse sistema de disputa de campeonato, historicamente usado muito em São Paulo, que reduziu a presença paulista na primeira divisão e que também ajudou São Paulo a fazer uma seqüência inédita de três campeões na elite: Santos (2004), Corinthians (2005) e São Paulo (2006).
No ano passado, tirando o título nacional são-paulino e o acesso do Barueri à segunda divisão, tudo foi péssimo para os paulistas, que viram Ponte Preta e São Caetano serem rebaixados e todos os representantes da Série B naufragarem.
Corinthians e Palmeiras lutaram contra o descenso na Série A, o que pode se repetir neste ano, em especial com o clube do Parque São Jorge, a julgar pelos resultados no Estadual.
Por Estados, o desempenho dos paulistas na era dos pontos corridos no Brasileiro só perde para Goiás, que mantém desde 2003 apenas um representante na elite, o time alviverde que leva o nome do Estado. O Goiás abocanhou 51,6% dos pontos nesse período, contra 49% dos times de São Paulo somados.
Porém a queda paulista nos pontos corridos foi bem visível em 2006. Com apenas 45,9% de aproveitamento de pontos na elite do ano passado, São Paulo assistiu a uma melhora de outros Estados, como Rio Grande do Sul (53,5%) e Santa Catarina (50%). Os cariocas, conjuntamente, foram praticamente iguais aos paulistas em aproveitamento em 2006.
Na Série B deste ano, não há sócio-fundador do Clube dos 13, uma vez que o Atlético-MG subiu no ano passado e o Bahia continua na terceira divisão.
Os maiores concorrentes dos paulistas, pela tradição, seriam Coritiba e Vitória, membros do grupo que congrega os maiores times do país, e Fortaleza e Santa Cruz, que jogaram a Série A em 2006. A Portuguesa é uma sócia do Clube dos 13 e vem embalada pelo título da Série A-2 no Estadual. O Guarani, outro membro paulista do clã, jogará a Série C nesta temporada.
Os quatro mais bem classificados sobem para a elite em 2008. Os quatro últimos cairão para a terceira divisão do país.


TV - Fortaleza x Portuguesa
Sportv (menos CE e DF), às 20h30

TV - Ponte Preta x Gama
Sportv (para CE e DF), às 20h30



Texto Anterior: Libertadores: Gremista morre em queda no Olímpico
Próximo Texto: O bom filho: Jair Picerni assume mais uma vez o comando do São Caetano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.