São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


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FUTEBOL

Quanto vale o show?

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Eurocopa deste ano, a última grande competição de seleções do século, exemplifica bem como o esporte foi inflacionado ao longo dos anos. Os números realmente impressionam.
A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, vendeu os direitos da Euro-2000 para a União Européia de Rádio e Televisão por US$ 90 milhões. Em 1957, quando o torneio foi desenhado, metade das federações filiadas à Uefa não quiseram pagar míseros 100 francos suíços (hoje isso equivale a quase US$ 170) para disputar a competição -ingleses, alemães e italianos ficaram de fora.
Só com a venda de camisetas, mascotes e outros produtos com o logotipo da Euro-2000, uma filial em Amsterdã da ISL, empresa suíça que comercializa o torneio, levantará US$ 150 milhões.
A ISL vendeu o torneio para 12 patrocinadores, entre os quais estão potências internacionais, como Coca-Cola, Philips, McDonald's e MasterCard, e dez provedores, entre os quais está a Adidas. Cada patrocinador desembolsou US$ 10 milhões para associar a sua marca ao evento.
Só com a venda de ingressos da Eurocopa, houve um lucro de aproximadamente US$ 35 milhões -já não haviam mais entradas no dia 12 de dezembro do ano passado. O preço dos ingressos variava de US$ 32 a US$ 262, mas ""pacotes" oferecidos para o torneio alcançaram US$ 1.625.
Com tanto recurso, foi possível gastar até US$ 20 milhões em diversas medidas de segurança -até providenciaram ""centros urinários" que custam US$ 80 por dia (quem ""fizer" na rua e for detido paga multa de US$ 50). E a segurança tomou apenas 10% dos investimentos da organização.
A economia holandesa será aquecida com US$ 125 milhões decorrentes do turismo no país durante os 23 dias do torneio. Esse, porém, é também o valor estimado da seleção portuguesa, que nem foi à Copa da França em 98.
Só o meia Figo vale US$ 30 milhões (sua rescisão contratual chega a US$ 80 milhões). O atacante João Pinto, menos badalado, custa outros US$ 17,5 milhões.
O ""bicho" pago aos jogadores acompanha o valor dos mesmos no mercado. A Inglaterra, por exemplo, pagará a cada atleta US$ 210 mil pelo inédito título.
A Holanda e a Espanha, que costumam oferecer boas premiações a seus jogadores, bancarão US$ 190 mil e US$ 166 mil para cada jogador se a taça for conquistada. Os franceses, que já lucraram bastante na Copa, agora poderão ganhar US$ 143 mil.
Como termo de comparação, o Corinthians pagou ""bicho" recorde no Brasil com o título do Mundial de Clubes. Cada jogador corintiano recebeu R$ 100 mil pela vitória na competição inédita.
América Latina, EUA e Ásia deram US$ 15 milhões à ISL para receber imagens da Eurocopa-2000. O torneio será exibido para 190 países e deverá ter uma audiência acumulada de 7 bilhões de telespectadores em todo o mundo -cada jogo da competição terá, no mínimo, 16 câmeras de TV.
Não é à toa que 3.500 jornalistas de rádio e TV, 1.800 profissionais da imprensa escrita e 600 fotógrafos estarão cobrindo a Eurocopa. Estamos vendo, sem dúvida, o maior evento esportivo depois da Copa e da Olimpíada.

Juízo de valor 1
Alemanha: experimentada.
Bélgica: atrevida.
Dinamarca: oportunista.
Eslovênia: motivada.
Espanha: fortalecida.
França: capaz.
Holanda: romântica.
Inglaterra: pomposa.
Itália: matreira.
Iugoslávia: habilidosa.
Noruega: entrosada.
Portugal: técnica.
República Tcheca: física.
Romênia: cadenciada.
Suécia: fria.
Turquia: encardida.

Juízo de valor 2
Grupo A: confuso.
Grupo B: aberto.
Grupo C: profícuo.
Grupo D: maluco.

Juízo de valor 3
Primeira fase: moderação.
Quartas-de-final: ação.
Semifinais: confirmação.
Final: empolgação.

Juízo de valor 4
Eurocopa: competência.


rbueno@folhasp.com.br
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