UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Na decisão da Copa do Brasil, time pega Flamengo com zagueiro estreante

Cruzeiro põe em final atleta de 18 anos e R$ 500 mensais

Jorge Gontijo/'Estado de Minas'
O zagueiro Gladstone, que faz hoje seu primeiro jogo em 2003


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Cruzeiro e Flamengo decidem na noite de hoje, no Mineirão, a Copa do Brasil-2003, que dá ao campeão uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
O time mineiro, que tenta se tornar o segundo clube a conquistar quatro títulos do torneio -com três, está atrás apenas do Grêmio-, põe em campo um zagueiro de 18 anos que estréia em 2003 e recebe R$ 500 mensais.
Gladstone virou o centro das atenções na véspera da partida. Ele é a única solução para o técnico Wanderley Luxemburgo armar a sua defesa sem ter que improvisar. Os zagueiros Thiago e Edu Dracena estão suspensos depois de levarem cartão amarelo no primeiro jogo da final.
As advertências fizeram o técnico do Cruzeiro invadir o campo ao final do jogo no Maracanã, reclamando do árbitro Carlos Eugênio Simon. Luxemburgo corre o risco de ser suspenso por até 120 dias pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
"Todo mundo tem um início. Não tenho nenhum problema em colocar um menino para jogar. Caso contrário, Robinho, Diego e Kaká não estariam jogando futebol", disse o técnico cruzeirense.
Para contornar o problema, o zagueiro Luisão, recuperado de uma lesão (mas sem ritmo de jogo), volta ao time mineiro. Gladstone, o único zagueiro que restou, entra na fogueira.
"É difícil não estar ansioso, mas ele [Luxemburgo] conversou comigo e citou alguns exemplos, como o professor que vai dar sua primeira aula ou o médico que fará a sua primeira cirurgia", afirmou Gladstone.

Alteração
Após armar um time defensivo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o técnico do Flamengo, Nelsinho Baptista, prometeu ser "ousado" contra o Cruzeiro hoje.
O Flamengo precisa vencer no tempo normal ou empatar por um placar superior a um gol. Serão disputados pênaltis se a partida terminar 1 a 1.
Apesar de prometer um esquema mais ofensivo, o técnico do time carioca preferiu fazer suspense em relação à escalação.
Com a volta do meia Fábio Baiano, o treinador vai mexer no meio-campo, mas não anunciou o jogador que será barrado.
O atacante Fernando Baiano, autor do gol de empate no domingo, é outra dúvida. Apesar de não estar confirmado, o jogador foi liberado pelo STJD.
Anteontem, ele foi suspenso por duas partidas pelo tribunal por ter cuspido em um adversário na partida contra o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo o STJD, o jogador irá cumprir a suspensão no Brasileiro.

NA TV - Cruzeiro x Flamengo, ao vivo, às 21h40, na Globo, na Record e na Sportv


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Luxemburgo pode registrar marca negativa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.