São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corintianos sem títulos desafiam "vovôs" do Sport

Final da Copa do Brasil opõe elenco de poucos títulos e candidato a campeão mais velho da competição nacional

Só seis jogadores do time paulistano ganharam taças de grande projeção; equipe pernambucana deve ter seis trintões hoje como titulares

LUÍS FERRARI
PAULO GALDIERI
ENVIADOS ESPECIAIS A RECIFE

Além da relevância que tem por si só a conquista da Copa do Brasil, o título do torneio tem significados extras tanto para o Corinthians como para o Sport.
Para a grande maioria do elenco paulista, uma eventual volta olímpica hoje à noite, na Ilha do Retiro, representa a primeira conquista de expressão nacional na elite. Já para o grupo pernambucano, a vitória no mata-mata será a coroação de um elenco rodado.
Entre os corintianos, dos 31 jogadores do grupo que pode conquistar a Copa do Brasil, apenas seis já tiveram o gosto de serem campeões de uma competição nacional ou internacional de ponta.
Ainda assim, os já experientes nesse tipo de conquista exerceram papéis coadjuvantes, como por exemplo André Santos. Destaque corintiano no semestre, ele tem no currículo a Copa do Brasil de 2006, com o Flamengo. "Mas eu não disputei a final. Fui negociado antes disso", explicou o atleta.
Ainda assim, o camisa 27 tem carreira mais relevante que muitos de seus companheiros, que jamais foram campeões -são 16 nessa situação.
O restante do elenco é formado por atletas laureados apenas em âmbito estadual. São os casos de outros ícones da trajetória do clube na Copa do Brasil, como os zagueiros Chicão e William e o goleiro Felipe.
Já o Sport vê na competição que hoje chega a seu final a chance de bater um recorde.
Se ficar com o troféu, o rubro-negro pernambucano terá se tornado o time mais velho a ser campeão da Copa do Brasil.
No time que deve ir a campo hoje, seis atletas estão na faixa dos trintões. O mais jovem na equipe é o volante Daniel, com 26 anos. Isso faz a média atingir 30,3 anos -bem mais alta que a do Corinthians, que é de 25,4.
O Sport também é a casa de jogadores "nômades". Somados, os 11 atletas que devem começar a decisão de hoje como titulares já andaram por 93 agremiações distintas.
"O Sport tem uma equipe estruturada e experiente", afirma William, que em 2005 chegou a negociar transferência para a equipe nordestina.
Para o técnico Mano Menezes, no entanto, a juventude de seu time ajuda. "Os meninos do Corinthians podem ter mais saúde. Com 22 anos, corre-se bastante e dá até para fazer outras coisas depois", disse.


NA TV - Sport x Corinthians
Globo, Band e Sportv, ao vivo, às 21h50


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Quedas rivais dão receita ao visitante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.