São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Atacante, que negocia transferência com três clubes europeus, afirma que deixou o time por medo de se contundir

Luizão diz que usou Grêmio para ir à Copa

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O atacante Luizão, 26, que pediu rescisão de contrato com o Grêmio, afirmou que "usou" o clube gaúcho para disputar a Copa.
Ontem, em São Paulo, o atleta, que deixou o Corinthians pouco antes do início do Mundial e ainda trava batalha judicial com a equipe paulista por seus direitos federativos, disse ter acertado com o Grêmio porque precisava de um clube para atuar, caso contrário não iria à Copa-2002.
"Acertei com o Grêmio porque precisava jogar para ir à Copa. Mas o clube também aproveitou a oportunidade de levar um atleta de seleção brasileira barato. O Grêmio me usou, e eu usei o Grêmio. Estou no meu direito", declarou o jogador, dizendo que foi atuar no time porto-alegrense recebendo apenas um quarto do salário que ganhava no Corinthians.
Pelo clube gaúcho, Luizão fez seis jogos e marcou só um gol. Antes de aceitar jogar no Sul, porém, ele disse ter recusado propostas de São Paulo e Cruzeiro.
Na última segunda-feira, Luizão não embarcou com a delegação gremista para Assunção, no Paraguai, onde ontem à noite o time enfrentou o Olimpia pelas semifinais da Taça Libertadores.
"Todo mundo tem o direito de rescindir o contrato. Eu acho que fui muito profissional com o Grêmio ao dizer ao presidente que não queria mais continuar no clube", declarou o atleta.
Ontem, Luizão afirmou que entre as razões para não mais defender o Grêmio estava o medo de se contundir novamente. No ano passado, o jogador, ainda no Corinthians, sofreu uma lesão que impediu sua transferência para o Borussia Dortmund (ALE).
Alegando que não mais queria correr esse risco, Luizão, que afirma manter negociações com três equipes européias -Hertha Berlim (ALE), Espanyol (ESP) e Reggina (ITA)-, desistiu de cumprir seu contrato com o Grêmio.
"Você imagina se eu me machuco. O Grêmio não ia me dar respaldo. Eu agi pela razão, pensando na minha família", declarou Luizão, lembrando que o Grêmio rescindiu o contrato do atacante Leandro, que está lesionado.
Os gaúchos, que dizem que Luizão teria cobertura de seguro de R$ 5 milhões, não aceitaram a justificativa dada pelo atacante e querem demiti-lo por justa causa.
Luizão poderá ter de pagar ao Grêmio R$ 400 mil de multa por rescisão e abandono de emprego.
"Estou tentando um acordo. Se tiver de pagar alguma coisa ao Grêmio, vou pagar porque sou honesto", afirmou o atleta.


Texto Anterior: Parreira tem dúvida para escalar equipe
Próximo Texto: Atacante ainda disputa com o Corinthians
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.