São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nome vira discórdia entre China e Taiwan

Controvérsia é entre "Taipé da China" e "Taipé Chinesa"

DA REPORTAGEM LOCAL

A diferença fonética é mínima, quase imperceptível aos ouvidos ocidentais. Mas a escolha do termo em mandarim para designar a delegação de Taiwan na Olimpíada movimenta políticos dos dois lados, justo no momento em que a ilha -considerada pelo governo chinês uma "Província rebelde"- tem a melhor relação com Pequim nos últimos anos.
A polêmica gira em torno dos termos "Zhonghua Taipei" ou "Zhongguo Taipei". O primeiro tem sido usado tradicionalmente e significa "Taipé Chinesa". A outra expressão quer dizer "Taipé da China".
"Zhongguo Taipei, um nome que sugere fortemente que Taiwan é parte da China, não é aceitável para nós", declarou o vice-presidente do Conselho de Assuntos Chineses de Taiwan, Liu Te-shun.
A um mês da cerimônia de abertura, Yang Yi, porta-voz do Conselho de Assuntos Taiwaneses da China, dissera que os dois termos servem para designar a delegação taiwanesa.
"Estamos preocupados, pois tememos ser tratados como Hong Kong e Macau, que são parte da China", disse ao "New York Times" a presidente do Partido Progressista Democrático de Taiwan, Tsai Ing-wen.
A legenda sustentava o antigo presidente Chen Shui-bian, que deixou o poder em maio (um mês depois de cancelar o acordo que havia pactuado a passagem da tocha olímpica por Taiwan pela primeira vez desde Tóquio-1964).
O cancelamento aconteceu porque o destino seguinte da chama seria Hong Kong.
Na avaliação do governo independentista taiwanês, recepcionar uma etapa do revezamentos da pira olímpica nessa condição equivaleria a comparar a condição de Taiwan com a do destino seguinte, que integra formalmente a China.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Corinthians faz acordo com Roger e sai no "lucro"
Próximo Texto: Coletivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.