UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

ENTENDA O CASO

Atacante foi à Justiça comum para se transferir

DA REPORTAGEM LOCAL

Grafite foi emprestado para a Anyang LG da Coréia em janeiro passado por um ano.
No final deste período, ele deveria se reapresentar ao Grêmio, com o qual tinha contrato até 2005. Mas, em fevereiro, Grafite conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho que o liberou do vínculo com os gaúchos -o processo ainda corre no TRT de Pernambuco.
O Grêmio defende que o jogador não poderia ter deixado a Coréia, que não é atingida pelas decisões da Justiça brasileira, sem a sua anuência. O clube contesta a legalidade do certificado de transferência cedido pela federação daquela país.
Lanterna do torneio, os gaúchos recorreram ao STJD para ganhar os pontos que perderam para o Goiás com Grafite em campo -Cruzeiro, Paraná e Juventude, com base nos documentos fornecidos pelo Grêmio, fizeram o mesmo.
O Goiás, que inscreveu Grafite com base na liminar da Justiça trabalhista, assegura que a situação do jogador está regularizada e vai além. "O STJD não é competente para reverter uma decisão da Justiça do Trabalho", disse João Bosco, diretor jurídico do clube.
Por causa da escalação irregular de um jogador, a Ponte Preta perdeu quatro pontos neste Brasileiro. O Flamengo conseguiu uma liminar e não perdeu pontos por escalar um jogador antes da publicação de seu contrato no BID.
Já os rivais do Santos, que escalou Jerri antes da publicação no BID de seu novo contrato, não recuperaram os pontos perdidos porque perderam o prazo, segundo o tribunal. E o Paysandu ainda será julgado pela escalação de atletas contratados pelo seu presidente, suspenso pelo STJD.
A contestação da regularidade da transferência de um atleta mudou a tabela do Brasileiro-99. Naquela ocasião, o tribunal esportivo entendeu que o são-paulino Sandro Hiroshi havia se transferido irregularmente do Tocantinópolis para o Rio Branco (SP), que, depois, vendeu o atleta para o time do Morumbi. O São Paulo perdeu pontos e ajudou a içar o Botafogo, que, em campo, havia sido rebaixado. (MR)


Texto Anterior: Futebol: Grafite põe Brasileiro, de novo, na Justiça
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.