São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos EUA, Federer ganha o 9º Grand Slam

Suíço bate Roddick na final e é superior a Sampras jovem

DA REPORTAGEM LOCAL

O suíço Roger Federer deu ontem mais argumentos para aqueles que o apontam como forte candidato ao posto de maior tenista da história.
O líder do ranking conquistou seu nono título de Grand Slam ao vencer pela terceira vez consecutiva o Aberto dos EUA ao derrotar o local Andy Roddick por 3 a 1 (6/2, 4/6, 7/5 e 6/1), em duas horas e 27 minutos. O último a triunfar três vezes seguidas no torneio foi Ivan Lendl entre 1985 e 1987.
"Estava um pouco pressionado, mas depois que entrei no meu jogo, me concentrei e, felizmente, pude ganhar", disse o suíço, que com nove Grand Slams no currículo se isola na sexta posição entre os maiores vencedores da história. Antes do início da temporada, ele não aparecia nem entre os top 18.
O líder desta listagem é o americano Pete Sampras, com 14 troféus, mas, com a mesma idade de Federer (25 anos), o heptacampeão de Wimbledon acumulava um título a menos.
Para superar o "jovem Sampras", Federer derrotou na final de ontem um velho freguês. Em 12 confrontos, Roddick só conseguiu vencer um.
O início da partida deu a impressão de que Federer não teria grandes problemas para manter o retrospecto.
O suíço logo abriu 5 a 0 e fechou o primeiro set em 6/2.
Ex-número um do mundo, Roddick, que neste ano chegou a deixar o top ten, mas apresenta uma recuperação desde que passou a ser orientado por Jimmy Connors, reagiu e empatou a decisão ao marcar 6/4 no segundo set.
O jogo seguiu equilibrado no terceiro set, quando Federer só definiu a vitória ao quebrar o serviço do rival no 12º game.
No quarto set, porém, Federer passeou em quadra. Como no início da decisão, abriu 5 a 0. Roddick ainda evitou o vexame de levar um "pneu", mas não teve forças para impedir que o suíço levantasse seu terceiro troféu do Aberto dos EUA.
"Estou feliz de ver que ele [Roddick] está de volta", afirmou, diplomaticamente, Federer após a conquista.
Como também é tetracampeão em Wimbledon, Federer é o primeiro tenista a conquistar os títulos na grama londrina e no Aberto dos EUA no mesmo ano três vezes seguidas.
Foi também a sexta decisão seguida de Grand Slam do suíço e a primeira vez que o feito foi obtido no profissionalismo do tênis (a partir de 1968).
O último a avançar à decisão em seis torneios da série mais importante do tênis foi Rod Laver, em 1961/1962.
Das seis finais, Federer somente acabou derrotado em uma. Neste ano, em Roland Garros, o suíço não conseguiu impedir que o espanhol Rafael Nadal ampliasse sua série invicta no saibro para 60 partidas. O Aberto da França é o único Grand Slam que falta na coleção do suíço.


Texto Anterior: Atletismo: Brasileira termina final em quinto
Próximo Texto: Campeã, Sharapova diz ter fome de título
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.