São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro pega hoje Marat Safin, 4º do mundo, por vaga nas semifinais

Guga bate Rosset em Lyon e atinge superávit no carpete

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten derrotou ontem o suíço Marc Rosset por 2 a 0 (7/6 e 7/6) e avançou às quartas-de-final do Torneio de Lyon.
O triunfo contra um especialista no carpete colocou Guga com superávit nesse tipo de superfície. O brasileiro apresenta agora 19 vitórias em 37 partidas no carpete.
Kuerten era um dos três tenistas que já ocuparam o topo do ranking que não tinham mais vitórias do que derrotas no piso -agora, tem 51,3% de aproveitamento.
O triunfo de ontem foi o oitavo seguido de Guga. A série, a maior desta temporada, inclui vitórias em três superfícies diferentes (quadra dura, saibro e carpete).
Kuerten perdeu pela última vez nas oitavas-de-final do Aberto dos EUA, quando caiu diante do holandês Sjeng Schalken.
Com o resultado de ontem, Guga igualou sua melhor campanha em Lyon: as quartas-de-final nas edições de 1999 e 2000. O rival de ontem, apesar de especialista no carpete -7 de seus 15 títulos foram obtidos na superfície-, já está perto da aposentadoria.
Rosset, 31, chegou a ocupar a nona posição no ranking, mas atualmente é apenas o 119º.
O primeiro set foi marcado pelo domínio de quem tinha o saque e não houve nem sequer um break-point durante toda a série inicial.
No tie-break, Guga conseguiu uma vantagem inicial ao vencer o primeiro saque do adversário.
O suíço, porém, logo conseguiu equilibrar o desempate. Após errar uma bola fácil e permitir que Guga fizesse 4 a 3, Rosset jogou no chão, com força, sua raquete.
O brasileiro conseguiu fechar o tie-break em 7/5 em uma bola fora de Rosset, após subida à rede.
No segundo set, a partida foi praticamente igual. Rosset, porém, teve um break-point no primeiro game, mas não aproveitou.
No segundo tie-break, Kuerten esteve com uma desvantagem de 5 a 2, mas venceu cinco pontos na sequência e marcou 7 a 5.
"Sabia que seria duro. Precisei ter muita paciência. Aproveitei as poucas chances que tive", disse Guga, que pega hoje, às 14h, o russo Marat Safin, quarto no ranking e primeiro cabeça-de-chave, por uma vaga nas semifinais -eles já se enfrentaram seis vezes, e cada um triunfou três vezes.
O russo venceu o único confronto no carpete, mas Guga ganhou os três últimos jogos. A partida mais recente aconteceu no Aberto dos EUA, no fim de agosto, quando Guga marcou 3 a 0.
"Nos conhecemos superbem", disse Kuerten, 40º do mundo.


NA TV - Gustavo Kuerten x Marat Safin, ao vivo, às 14h, na ESPN Brasil



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Após um ano, brasileiro triunfa em 2 tie-breaks
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.