UOL


São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raikkonen pode dizimar uma geração

DO ENVIADO A SUZUKA

As chances de Kimi Raikkonen conquistar o Mundial de F-1 desta temporada são mínimas, mas um título do finlandês na próxima madrugada traria uma boa carga de simbolismo à categoria.
Em primeiro lugar, consagraria a chegada da nova geração, que tem no piloto da McLaren um representante emblemático.
Raikkonen estreou na F-1 em 2001, com 21 anos, seguindo uma nova tendência das equipes de apostarem em pilotos jovens, desconhecidos, com pouca experiência -e poucos vícios- no automobilismo. No ano anterior, a Williams promovera Jenson Button, então com 20 anos.
Até estrear na Sauber, o finlandês havia disputado só 23 corridas de monopostos, na F-Renault. A categoria é inferior à F-3 inglesa e à F-3000, que normalmente formam os pilotos para a F-1.
Devido à sua inexperiência, Raikkonen correu as cinco primeiras etapas do campeonato sob observação dos fiscais da FIA (entidade máxima do automobilismo). Se cometesse algum erro grave, teria a superlicença cassada e seria banido da categoria.
Além de não fazer nenhuma besteira, Raikkonen mostrou serviço. Fechou o ano com nove pontos e conseguiu um contrato com a McLaren para 2002.
Uma eventual conquista do finlandês também deixaria Michael Schumacher isolado na categoria como único piloto de sua geração a ser de fato vencedor.
O alemão reina absoluto entre os pilotos de sua época. Tem 70 vitórias na F-1. O escocês David Coulthard, da mesma geração, é quem mais se aproxima dele, com 13 triunfos. Os outros representantes desse grupo ficam ainda mais distantes. O brasileiro Rubens Barrichello venceu seis vezes, Heinz-Harald Frentzen, três, e Olivier Panis e Giancarlo Fisichella, uma corrida cada um.
Um título de Raikkonen em Suzuka também consagraria uma linhagem de "finlandeses voadores". Keke Rosberg, campeão em 82, foi empresário de Mika Hakkinen, bicampeão em 98 e 99, que por sua vez ajudou Raikkonen a entrar na McLaren. (FSX)

Veja o grid de largada para o GP do Japão na www.folha.com.br


Texto Anterior: Brasileiro busca consolo para temporada ruim
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.