São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cruzeiro bate Flu e se torna líder

SÉRIE A
Mineiros ensaiam virada igual à dos dois últimos Brasileiros


DE SÃO PAULO

A nove rodadas do final, desenhou-se ontem uma virada no Brasileiro-2010 similar às reviravoltas na tabela nos últimos dois anos.
O Cruzeiro venceu o Fluminense (1 a 0), em Uberlândia, e assumiu a liderança do Nacional. É a primeira vez que o time mineiro atinge a ponta, com 54 pontos, dois a mais do que a equipe carioca.
Até agora, o Fluminense havia sido líder por 16 rodadas, enquanto o Corinthians esteve na frente por 11 rodadas -o Avaí foi ponteiro por apenas uma jornada.
Mas é clara a onda favorável aos cruzeirenses. Em ascensão, o time mineiro obteve 76,7% dos pontos neste segundo turno até agora.
Já a equipe carioca só conseguiu 46,7% no returno. Uma queda só inferior à corintiana, que teve rendimento de 40% nesses dez jogos.
Por isso, ensaia-se a virada igual à dos últimos anos. Líder por 17 rodadas em 2009, o Palmeiras perdeu a ponta a cinco jogos do final para o São Paulo, que depois foi superado pelo Flamengo.
Em 2008, o Grêmio deixou a ponta na 33ª rodada e viu os são-paulinos serem campeões. Nenhum desses times em decadência recuperou a dianteira após perdê-la.
O Cruzeiro ainda tem o fator físico a seu favor, como mostrou no jogo de ontem.
De novo, o Fluminense não tinha seu ataque titular: Emerson e Fred, lesionados.
E os reservas mostraram ineficiência. Logo no início, Washington perdeu dois gols na frente do goleiro Fábio. Não foi o único. Rodriguinho também desperdiçou três chances claras na partida.
Enquanto isso, o Cruzeiro teve a volta de dois atacantes, recuperados de lesão. Um deles foi Wellington Paulista, que, aos 15min, recebeu cruzamento de Montillo e fez o único gol do jogo.
A partir daí, o time mineiro preferiu se encolher e contar com a ineficiência do rival nos arremates ao gol.
Além do mau resultado, o Fluminense ainda perdeu Deco, de novo contundido.
Mais uma preocupação para o técnico Muricy Ramalho, o mesmo que dirigia o Palmeiras que ruiu e perdeu o título em 2009. No banco cruzeirense, estava Cuca, que arrancou com o Fluminense no final do Brasileiro-09 para livrá-lo da degola.


Texto Anterior: Juca Kfouri: O nobre e o pobre
Próximo Texto: Inter ganha e se aproxima da ponta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.