São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa rejeita proposta corintiana

DO ENVIADO A ROMA

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, disse ontem que impediu o aumento do número de equipes na segunda edição do Mundial de Clubes, em 2001, para ""não mudar o contexto do evento". Havia uma proposta para aumentar de 12 para 16 o número de clubes participantes.
""Não queremos times por convite. Queremos os campeões dos continentes", disse Blatter.
O dirigente entende que algumas equipes estariam tentando forçar a entrada no Mundial sem ter motivos para isso.
Uma dessas equipes seria o Corinthians, que venceu a primeira edição do torneio neste ano e pleiteava uma vaga na competição em 2001 alegando que toda competição da Fifa dá vaga automática ao seu campeão.
Keith Cooper, diretor de comunicação da Fifa, explicou que vários torneios, como a Olimpíada e os Mundiais de juvenis e juniores, não classificam o time campeão para o torneio seguinte.
Blatter confirmou que o torneio acontecerá de 29 de julho a 12 de agosto na Espanha e que terá 12 equipes, como antecipou a Folha na edição de ontem.
Pela Europa, além do Real Madrid, atual vencedor da Copa dos Campeões, jogará o Galatasaray, da Turquia, atual campeão da Copa da Uefa. Pela América do Sul, jogarão, Palmeiras e Boca Juniors, os dois últimos ganhadores da Libertadores da América.
O La Coruña, campeão espanhol, representará o país-sede. O Barcelona, que jogaria se o torneio tivesse 16 equipes, acabou ficando de fora, o que frustrou o Comitê Organizador do Mundial.
Os organizadores também não foram atendidos no período do torneio. Os dirigentes espanhóis, tentando preservar as férias de seus clubes e jogadores, queriam que a competição fosse disputada apenas em dezembro.
Outra equipe já definida é o Jubilo Iwata, do Japão, atual campeão asiático. A Fifa anunciou ontem também que o Mundial feminino de 2003 será realizado na China, país que já recebeu a primeira edição do evento em 2001.
Confirmou a criação do Mundial feminino sub-19, torneio que começará a ser disputado em 2002 -a competição vai ser disputada a cada dois anos.
As discussões sobre a participação da Coréia do Norte como sede de algumas partidas da Copa de 2002 foi postergada. Segundo Blatter, a ""Fifa está de portas abertas" para discutir o tema, mas não é a entidade que deve dar ""os primeiros passos".
O dirigente programou uma partida entre uma seleção de jogadores sul-coreanos e japoneses contra uma seleção de estrelas internacionais que representarão a Fifa. O jogo servirá para promover a Copa asiática. (RBU)


Texto Anterior: Quem é melhor?
Próximo Texto: Futebol: Rivaldo deve sair do topo no pior "melhor do ano"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.