São Paulo, quinta, 11 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGISLAÇÃO
Substitutivo do relator, que mantém espírito do projeto, é aprovado após negociação de última hora
Comissão da Câmara aprova 'Lei Pelé'

LUIZA DAMÉ
da Sucursal de Brasília


O substitutivo do projeto de lei Pelé, de autoria do deputado Tony Gel (PFL-PE), foi aprovado ontem na comissão especial da Câmara dos Deputados, após 85 dias de tramitação.
O projeto extingue o passe no futebol e obriga os clube a se transformarem em empresas ou em sociedades civis com fins econômicos, como escritórios de advocacia, mas estabelece prazo para a implantação dessas mudanças.
A proposta, que define novas regras de organização do esporte, ainda deveria ser votada no plenário da Câmara ontem à noite. O projeto poderia ser modificado.
A aprovação na comissão só foi possível depois de ampla negociação que invadiu madrugadas.
O substitutivo mantém o espírito do projeto original.
As divergências começaram com o fim do passe, passaram pela transformação dos clubes em empresas e pela permissão das ligas independentes e culminaram com a regulamentação dos bingos.
Anteontem à noite, os deputados Eurico Miranda (PPB-RJ), vice de futebol do Vasco, e Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ), vice-líder do governo, quase trocaram socos no plenário da comissão especial.
Miranda insinuou que Ronaldo estava defendendo os bingos. O tucano devolveu a insinuação. Miranda acusou Ronaldo de ter falido dois bancos. Os dois partiram para a briga, mas outros deputados evitaram o confronto físico.
A troca de ofensas suspendeu as negociações, que só foram retomadas ontem de manhã, pouco antes da votação na comissão.
Depois de uma reunião dos líderes governistas na presidência da Câmara, com novos xingamentos e murros na mesa, foi fechado um acordo para votação do projeto na comissão especial.
Os líderes acertaram prazos de transição para dois dos mais polêmicos pontos da lei: o fim do passe (três anos) e a transformação dos clubes em empresas (dois anos).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.