São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Ataque...
Alguns dos membros da CPI da CBF/Nike não gostaram das repercussões do depoimento de Ronaldo, que saiu comemorando o baile dado nos deputados. Ontem mesmo, Aldo Rebelo (PC do B-SP), presidente da comissão, contra-atacou. Disse que o atacante devia, pelo menos até novembro, R$ 293 mil ao Fisco por atraso nas declarações de IR de 1994 e de 1995.

...e defesa
À CPI, Ronaldo havia dito estar em dia com o Fisco. E mantém a versão. Segundo sua assessoria, o parcelamento do pagamento da multa já foi acertado e estaria tudo em ordem.

Amadores
Satisfeito com o depoimento, o atacante não baixou a guarda. Ontem, no Rio, chegou a dizer que os deputados não conhecem futebol e que demonstraram ""amadorismo" nas questões sobre o esporte.

Tietagem
E foi mais longe. Disse que, durante a reunião a portas fechadas, quando deveria ser indagado sobre detalhes de seu contrato com a Nike, passou boa parte do tempo dando autógrafos. Sem os holofotes, os deputados teriam pedido dedicatórias a filhos e netos.

Sabatina
Autógrafos à parte, a cúpula da CPI da Câmara saiu convencida de que foi a Nike que orientou Ronaldo a fazer sua defesa. Segundo Rebelo, a multinacional ""usou" o atleta, moldando seu discurso. Ele diz ainda que a empresa tentou fazer chantagem com a comissão, referindo-se ao comentário do atleta, que sugeriu que a Nike deveria romper contrato com a CBF.

Fiscalização
Três deputados federais irão visitar São Januário, atendendo a um pedido de Eurico Miranda, na próxima quarta, véspera da nova final da Copa João Havelange. Querem ver as reais condições do estádio. O grupo será comandado por Rebelo.

Números oficiais
Eduardo Viana, presidente da Federação do Rio, disse ontem ao delegado José Renato Torres, que preside o inquérito para apurar os responsáveis pelos incidentes em São Januário, que havia 32.537 pessoas no estádio. O campo do Vasco tem capacidade para receber 35 mil torcedores. Suspeita-se que mais de 5.000 penetras tenham entrado no local em 30 de dezembro.

Apagando a luz
Depois de Eurico Miranda, será a vez de Mustafá Contursi. Se for mais uma vez reeleito presidente do Palmeiras, ele abandonará o cargo de vice do Clube dos 13, bem como o Comitê Executivo da entidade. Acha que quem é dirigente de clube não deve ocupar o posto, a fim de ter mais isenção na hora de decidir.

Imitando o rival
Preparando o estádio Anacleto Campanella para o Paulista, o São Caetano ainda não colocou os alambrados. As grades, todas pintadas de azul, estão no chão. Feitas de arame, elas serão para separação, e não contenção, dos torcedores. Exatamente como as de São Januário.

União vascaína
Atletas, torcedores e alunos das escolinhas do Vasco promoverão amanhã um abraço simbólico em São Januário. A operação é uma tentativa de demonstrar apoio a Eurico. Para atrair mais torcedores, cada um que comparecer deve ganhar um ingresso para o jogo contra o São Caetano, na quinta.

Na surdina
Ricardo e Marco Antônio Teixeira, presidente e secretário-geral da CBF, respectivamente, foram de surpresa a Brasília. Em pauta, o lobby pela entidade. E contra as CPIs do futebol.

Terapia de grupo
O Coritiba está promovendo reuniões semanais com os jogadores e seus parentes. Nos encontros com uma psicóloga, uma nutricionista e uma assistente social, o clube quer propiciar condições para o grupo ter uma melhor qualidade de vida. E, como consequência, melhor desempenho em campo.

Refri
Com patrocínio da Coca-Cola e da Bavária, o Campeonato de Clubes do Nordeste levará o nome da marca de refrigerante. Com início no dia 17, o torneio terá 16 clubes participantes. Com o apoio da TV Globo e da Directv, a perspectiva é de que todos os clubes tenham lucro na competição. O que não acontece há anos nos Estaduais da região.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do lateral César, do São Caetano, sobre o Clube dos 13:
-Infelizmente haverá novo jogo. Jogaram o regulamento no lixo. Eles mesmos escreveram e depois rasgaram tudo.

CONTRA-ATAQUE

Culpado por tudo

Os torcedores do São Caetano começaram a sentir o peso da fama que o time ganhou nas últimas semanas. Acostumados a acompanhar os treinos da equipe, ontem foram retirados do estádio Anacleto Campanella, que pertence à prefeitura da cidade, por ordem da polícia local.
Cerca de 50 fanáticos pelo clube não se conformavam com a impossibilidade de ficar no estádio, assistindo da arquibancada ao treinamento dos atletas.
Acabaram indo reclamar com a diretoria do Azulão, que explicou que a medida, na verdade, era para facilitar o trabalho dos jornalistas.
Como os alambrados ainda não foram colocados, havia o receio de os torcedores invadirem o gramado e prejudicarem não só os jogadores e a comissão técnica do São Caetano, mas também a imprensa.
Revoltado com a atitude da polícia e da prefeitura local e não aceitando as explicações da diretoria do clube, um dos torcedores desabafou ao ser retirado da arquibancada:
-Deve ser ordem do Eurico. Só pode ser coisa dele.

MULTIMÍDIA

El País
de Madri

Camisas de juízes terão propaganda

ESPANHA - Os árbitros da Espanha serão os primeiros a utilizar propaganda em suas camisas. A informação foi divulgada pela Federação Espanhola.
Segundo o diário, após a permissão da Fifa, os árbitros da primeira e da segunda divisões espanhola irão trabalhar com o logotipo de uma marca de comida. A estréia será neste final de semana.
A federação vai ganhar US$ 4,5 milhões pelo contrato de patrocínio. O dinheiro será distribuído entre árbitros e para a formação de uma nova escola de arbitragem na Espanha.

Die Welt
de Hamburgo

Treinador volta para a Alemanha

ALEMANHA - Christoph Daum, ex-técnico do Bayer Leverkusen, regressou ontem à Alemanha, de forma inesperada. O técnico estava nos EUA, onde foi morar depois que um exame comprovou que ele utilizava cocaína.
Por causa de seu retorno, Daum terá mais problemas com a Justiça alemã. A promotoria da cidade de Colônia abriu investigação para saber se o ex-técnico violou uma das leis antidrogas do país, uma vez que por estar na Alemanha ele deve responder às acusações. Segundo o diário alemão, Daum dará uma entrevista coletiva hoje.


Próximo Texto: Uma final problemática
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.