São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Por uma igreja futebolística!

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Pense comigo: Qual a maior paixão do povo brasileiro? O futebol.
E agora me diga: Qual a maneira mais fácil de ganhar dinheiro? Inventando uma igreja (ou você conhece outra forma igualmente isenta de impostos e que depende apenas de você saber falar coisas que deixem as pessoas esperançosas, tendo ou não alguma lógica?).
Pois falando cá com meus zíperes (malditas calças modernas!) comecei a imaginar se não seria possível juntar as duas coisas. Ou seja, se não seria possível criar uma religião inspirada no futebol. Já de largada, eu teria milhões de dízimos, digo, de fiéis.
Minha nova igreja poderia chamar-se Congregação do Místico Gol e seu templo teria o formato de uma meia circunferência. Obviamente sua pintura imitaria as bolas antigas, com gomos pintados em preto e branco.
Depois de terem pago os ingressos da salvação, os devotos sentariam-se nas arquibancadas da esperança e, enquanto o culto não começasse, poderiam gastar seu dinheiro comprando a exclusiva Pipoca Angelical, os divinos Sorvetes Consagrados ou os celestiais Amendoins Sacrossantos.
Eu, é claro, seria o Sumo Sacerdote da seita. Até já imagino uma voz dizendo pelo sistema de som: ""Fiéis torcedores, com vocês o nosso técnico divino, o primeiro e único: treeeeeeinador!".
Então eu sairia do túnel vestindo um agasalho esportivo verde e amarelo e correria até o meio do Santo Gramado. Ali saudaria os fiéis: primeiro de um lado, depois do outro. Os crentes bateriam os pés no chão fazendo um barulho ensurdecedor até que eu, soprando o Apito da Reconciliação, os faria ficar em silêncio.
Então começaria a minha pregação, que seria assim: ""Fiéis torcedores, vamos para mais um jogo. Sim, um jogo. Um jogo do time da vida contra o time da morte. Você sabe onde será esse jogo? Eu lhes digo onde será esse jogo. Esse jogo será dentro de você! Sim, aí no seu coração. E o time da morte tem um treinador. Oh, ele tem. Sabem qual o nome dele? Eu lhes digo o nome dele. O nome dele é Satanás. Mas e o time da vida? Também tem um treinador? Sim, ele tem um treinador. E sabem quem é esse treinador? Eu lhes digo quem é esse treinador, esse treinador é você. Você é quem escala os jogadores. Você é quem decide se o time vai jogar no ataque ou na defesa. Você é quem escolhe a tática para vencer a tristeza, a depressão, a melancolia. Agora quero ver uma ola!".
Então todos fechariam os olhos e começariam a bater palmas sobre as suas cabeças, orando em uníssono: ""Gloriosos jogadores da fé/ Vamos jogar com a alma e o pé/ Quem tiver a luz no coração/ No jogo da vida será campeão".
Depois entraria em campo uma velhinha fazendo embaixadas. Viria até junto de mim e diria: ""Treinador, eu sou a mais recente convertida da Igreja do Místico Gol!".
Os fiéis torcedores bateriam palmas sobre as cabeças e cantaram: ""Ê, ô, ê, ô, o Treinador é o Salvador! Ê, ô, ê, ô, o Treinador é o Salvador!".
""Eu era uma especialista em gols contra", continuaria a velha. ""Eu estava na terceira divisão da paz interior. Para falar a verdade, eu estava na marca do pênalti da vida. Foi assim até que um dia eu resolvi entrar aqui no Santo Estádio e assistir a uma partida sagrada. Hoje eu sou uma campeã!"
Então eu gritaria: ""Eu quero uma ola!".
E os fiéis torcedores fariam uma ola.
E eu gritaria cada vez mais alto: ""Eu quero duas olas, eu quero um milhão de olas. Eu quero ver você mandando o mal para escanteio! Eu quero ver você na área! Eu quero ver você fazendo o gol místico! Eu quero ver você dando olééé!".
Todos gritariam oléééé até que eu soprasse novamente o Apito da Reconciliação e falasse com voz grave e pausada: ""Cantemos nosso hino de despedida".
E então todos dariam as mãos e cantariam:
""Nosso Treinador já apitou,
A partida está encerrada,
Nosso time já deu mais um show,
E venceu, venceu de goleada!
Nós fizemos o místico gol,
Estamos de alma lavada!".

E-mail: torero@uol.com.br



Texto Anterior: Iatismo: Robert Scheidt disputa prova nos EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Xadrez: Kasparov lidera o ranking mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.