São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com pressa para engrenar, Santos encara São Bento

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Com uma equipe ainda em fase de estruturação e pouco entrosada, o Santos estréia hoje no Campeonato Paulista, às 20h30, contra o São Bento, em Sorocaba.
Vanderlei Luxemburgo admitiu que a equipe está atrasada em relação a outros clubes que disputam o campeonato e afirmou que o Santos deverá "acelerar etapas".
"Uma coisa é ter uma equipe pronta, que jogou uma competição. Outra é ter uma equipe que você está montando para competir. Futebol precisa de conjunto. Quando um jogador domina a bola, o outro precisa saber para onde ele vai caminhar", disse.
Durante a semana, Luxemburgo realizou coletivos e afirmou que não inventará esquemas.
"Por que vou mudar uma coisa que, ao longo do tempo, está dando resultado positivo?"
Segundo ele, essa foi uma discussão que ele teve na Espanha. "Lá, eles ainda jogam com pontas. As equipes brasileiras atuam sem ponteiros, com os laterais e os meias ocupando o espaço. Aqui, os times jogam há muito tempo com dois atacantes, um meia vindo de trás e dois meias encostando, com os laterais passando. Essa é a característica vencedora do futebol brasileiro", disse.
O atacante Luizão, que chegou com status de goleador, mas que ainda não marcou desde que chegou à Vila Belmiro, afirmou que Luxemburgo o motivou para iniciar a temporada.
A chegada do treinador teria melhorado sua auto-estima e dado "ânimo novo" ao jogador.
"Eu gosto de trabalhar quando as coisas caminham em uma linha reta, em busca de um objetivo, que são títulos. Ele [Luxemburgo] perguntou se eu queria ser o centroavante do Santos nos próximos dois anos e, dessa forma, voltar a ser um dos melhores do Brasil, como fui em um passado recente -porque no Brasil, em dois meses, acabam com a sua carreira. Eu disse que toparia."
Para Luizão, haverá uma briga boa pelas vagas de titular no ataque santista. "É importante que a disputa seja saudável e que jogue quem estiver melhor", disse.
Luizão acredita que jogos no meio da semana e aos domingos serão eficientes para entrosar a equipe. "Ganhei três Paulistas em três clubes diferentes e espero ganhar mais um aqui, com o Santos. Acho que deve ser um fato inédito no futebol paulista, mas, para isso, temos que começar bem."
Apesar de ter feito 13 contratações, seis dos reforços (Ronaldo Guiaro, Galvão, Gilmar, Cléber, Magnum e Reinaldo) não jogam porque ainda não estão inscritos.
Ausente da elite paulista há 15 anos, o São Bento estreará sem Alcimar, que vinha treinando como titular no ataque. Roberto Fonseca improvisou o meia Émerson. Os ingressos, cerca de 12.500, estão esgotados.


Colaborou a Agência Folha, em Sorocaba
NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 20h30


Texto Anterior: Clube espera melhor estréia pós-Série B
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.