São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa tenta colocar teoria em prática

Com vantagem sobre Raikkonen nos treinos, brasileiro busca pole para facilitar perseguição ao companheiro na tabela

Em casa, bicampeão Alonso é o mais veloz nas primeiras sessões livres no circuito de Barcelona; definição do grid acontece a partir das 9h


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Companheiros de equipe nos boxes da Ferrari, mas rivais quando vão para as pistas.
Felipe Massa e Kimi Raikkonen travam, treino a treino, prova a prova, um duelo particular. Não só pelo posto de primeiro piloto da escuderia mas também pelo título inédito.
Na tabela do Mundial, o fin-landês leva vantagem. Divide a liderança com Fernando Alonso e Lewis Hamilton, a dupla da McLaren, todos com 22 pontos. Massa surge logo atrás, com cinco pontos a menos.
Na teoria, porém, o brasileiro tem tido atuações mais convincentes que a do parceiro, que estréia nesta temporada envergando o macacão vermelho.
Levantamento feito pela Folha, levando em conta todas as sessões em que os dois marcaram tempo usando o mesmo carro, indica boa vantagem de Massa sobre Raikkonen.
Das 32 vezes que estiveram juntos, o brasileiro ficou à frente em 20 (62,5%). Destas, 14 foram testes ou treinos livres.
Ontem, nos primeiros treinos do GP da Espanha, que acontece amanhã, eles se alternaram. Raikkonen fechou a primeira em terceiro lugar (Massa foi quinto) e foi sexto na segunda (Massa, quarto).
Na prática, no que importa, as corridas, o finlandês chegou à frente do companheiro em duas das três oportunidades -foi ao pódio em todas. Daí a vantagem na classificação.
Nas sessões classificatórias, a vantagem é de Massa. Em seis "blocos" que disputaram, foi melhor em quatro, resultado que lhe rendeu duas poles positions, contra uma de Raikkonen. É esse desempenho que o brasileiro quer repetir hoje, às 9h (de Brasília), no treino que define o grid da quarta etapa do Mundial, em Barcelona.
Por ser uma pista com poucas chances de ultrapassagem, é vital sair na frente. Cumprir a teoria, hoje, pode ajudar na prática: uma vitória amanhã.
"Estou bem satisfeito com o carro e confiante", falou Massa.
Pole, vencedor no ano passado e correndo em casa, Alonso foi enfático ao comentar o assunto. "Acho que quem largar na primeira fila tem boa chance de lutar pela vitória. Agora, se você largar em quinto ou sexto, vai no máximo tentar ir ao pódio", declarou o bicampeão, que fez a melhor volta do dia.
"Estávamos atrás do acerto para a corrida, não para a classificação", declarou Massa, que ainda tem o treino livre desta manhã para acertar sua Ferrari para a definição do grid.
Bastante elogiado ontem por Michael Schumacher ontem, que declarou que o brasileiro não precisa mais de seus conselhos como ocorria até o ano passado, Massa disse que a visita do amigo e ex-colega será um incentivo a mais para um bom desempenho na Espanha. "A presença dele é sempre um fator positivo para a Ferrari."


NA TV - Treino classificatório para o GP da Espanha
Globo, ao vivo, às 9h



Texto Anterior: Pior nas seletivas, Derly é escolhido para o Pan
Próximo Texto: Mais um: Fia confirma GP em Cingapura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.