São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espírito das Fan Fest é beber e torcer

UIRÁ MACHADO
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Quem vê os jogos da Copa nos telões gigantes montados nas 12 sedes tem, muitas vezes, a impressão de estar dentro do estádio. Principalmente se as atenções estiverem voltadas para a torcida.
O público que assistiu ontem à vitória da Holanda sobre Sérvia e Montenegro no Portão de Brandemburgo, principal cartão-postal de Berlim, teve essa impressão levada ao extremo quando torcedores precisaram ser separados pela polícia.
A ameaça de briga, entretanto, foi exceção. A regra para o público das Fan Fest (locais onde são armados os telões) tem sido apoiar um dos times e confraternizar com as outras torcidas.
E isso vale mesmo quando a sua seleção nem está em campo. Sábado, em Leipzig, a torcida holandesa vibrava a cada boa jogada da Costa do Marfim, vaiava quando uma falta não era anotada para os africanos e emudecia quando os argentinos marcavam gol.
E, claro, torceu até o fim pelo empate, que não veio. Como se estivesse no estádio, e não a 400 km dali.
Nas Fan Fest, os alemães acompanham tudo de perto. Se esforçam para ajudar e fazer amizade. Bebem muita cerveja, mas continuam contidos, mesmo quando comemoram gols. Em geral bem comportados, estranham tanto lixo no chão. Sabem, porém, que tudo estará limpo antes das partidas do dia seguinte. E sempre está.
Para começar de novo.


Texto Anterior: COPA 2006
Eles voltaram

Próximo Texto: Demora deixa atletas ansiosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.