São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos apostam na química de sua zaga

Nesta e Cannavaro formam dupla de zagueiros mais entrosada do Mundial

Na seleção de Gana, que faz hoje confronto inédito em Mundiais, destaques já atuaram ou ainda jogam por clubes do futebol da Itália


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A LEIPZIG

Que a defesa da Itália é poderosa e sempre desponta como candidata a melhor da Copa todo mundo sabe. Porém a Squadra Azzurra, que estréia hoje no Mundial contra Gana às 16h (horário de Brasília), conta com uma zaga que, se não é a mais poderosa, é a mais entrosada de toda a competição.
Cannavaro e Nesta estrearam na seleção italiana em 1996 e vão agora para a terceira Copa juntos -já fizeram cinco partidas de Mundial lado a lado. Nenhuma outra dupla defensiva que atua pelo miolo da área tem, digamos, esse conhecimento mútuo.
Nesta acumula 76 jogos com a tradicional camisa azul, cabeça-de-chave do Grupo E. Cannavaro completará cem jogos pela Azzurra se fizer sete partidas neste Mundial. Juntos, eles atuaram 65 vezes na seleção italiana. Nesta, considerado o melhor zagueiro do mundo por muitos, só jogou nove partidas na seleção sem Cannavaro, o que equivale a 11,8%. Já o zagueiro juventino atuou 28 partidas sem Nesta (30,1%).
Para a alegria dos fanáticos torcedores italianos, um tanto quanto descrentes nas possibilidades do time, Nesta se recuperou de lesão e deve jogar. O técnico Marcello Lippi também confirmou ontem em Hanover que o meia-atacante Totti, astro do time, joga. O goleiro Buffon, envolvido no escândalo de manipulação de resultados que abalou o país, também ""sobreviveu" para iniciar a Copa.
As baixas da equipe para a estréia são Gattuso e Zambrotta, contundidos. Devem perder até o segundo jogo da equipe.
A Itália defende em sua estréia nesta Copa um longo tabu. A Azzurra não perde um jogo de Copa do Mundo disputado na Europa desde 23 de junho de 1974, quando caiu ante a Polônia por 2 a 1. Desde então, foram 19 partidas, com 13 vitórias e seis empates -venceu o Mundial de 82, na Espanha, e saiu invicta em 90, quando abrigou o torneio, e em 98, na França (nos dois, caiu nos pênaltis).
Os italianos também jamais perderam para uma equipe africana em Copas. Empataram com Camarões (1 a 1), em 1982, e venceram Nigéria e Camarões por 2 a 1 e 3 a 0, respectivamente, em 1994 e 1998.
Em seleção adulta, hoje será o primeiro confronto entre Itália e Gana em toda a história.
A seleção africana, com tradição em competições com restrição de idade, só agora faz sua estréia em um Mundial adulto.
A equipe conta com alguns jogadores com experiência no "calcio". O zagueiro Kuffour defendeu o Torino no início dos anos 90 e agora integra a Roma.
O lateral Mensah já passou por Bologna, Genoa, Chievo, Modena e Cremonese. O meio-campista Appiah rodou por Udinese, Parma, Brescia e Juventus. Muntari, 21, e Gyan, 20, estão na Udinese e no Modena, respectivamente.


NA TV - Itália x Gana Globo, Sportv, Bandsports, ESPN Brasil e Directv, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Antidoping: Exames pré-Copa dão negativo
Próximo Texto: Saiba mais: Em meio à crise, "cara" de 82 anima país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.