São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tite e Abel fazem duelo de repatriados

SÉRIE A
Experiência no mundo árabe une treinadores de Corinthians e Fluminense, que se enfrentam hoje


ADRIANO WILKSON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O duelo entre Corinthians e Fluminense hoje, às 16h, no Pacaembu, é mais do que o jogo entre o vice-líder do Brasileiro, ainda invicto, e o atual campeão do torneio.
Também ilustra um movimento que já ficou comum no futebol nacional: o retorno de treinadores locais após uma temporada em centros sem tradição no esporte.
Após Muricy Ramalho deixar as Laranjeiras, o Fluminense foi buscar no distante Emirados Árabes Unidos o seu técnico, Abel Braga, que faz sua estreia nesta tarde.
Abel chega com a missão de salvar o time, que desandou após ser eliminado precocemente da Libertadores. Para contar com seus serviços, o Fluminense esperou por três meses até que o contrato de Abel terminasse com seu antigo clube, o Al Jazira.
"Não acreditava que fosse dar certo este retorno ao Fluminense. O clube me esperou. É uma coisa inédita. Isso me enche de orgulho."
A vontade de voltar a morar no Brasil depois de ter sucesso financeiro no país árabe também pesou na opção.
"Vou voltar para o meu Leblon. Não chamo o Leblon de bairro. Chamo de comunidade. Todos se conhecem, se respeitam e se protegem", disse Abel, que é carioca.
O Corinthians, adversário de Abel hoje, também foi até o mundo árabe chamar seu atual técnico, Tite, que chegou em outubro de 2010. O técnico estreou com uma série de vitórias no Brasileiro, mas deixou o título escapar. Também foi eliminado da Libertadores diante do Tolima e balançou no cargo.
A dificuldade de se readaptar à competitividade do futebol brasileiro dá ao trabalho desses treinadores que retornam um desafio a mais.
Anteontem, Tite fez uma avaliação sobre seu recomeço no Brasil. Declarou ser fundamental que, mesmo à distância, o técnico se informe sobre o futebol local.
"Voltei para cá conhecendo a estrutura que o Corinthians tinha, já tinha estudado as características dos atletas. O Abel fez o mesmo, não vai ter surpresa", disse.
Para ajudar no reconhecimento do time, Abel conta com o auxiliar Leomir, que chefiou o time na vitória sobre o Cruzeiro há oito dias.
O treinador tentará não repetir campanhas desastrosas de colegas na mesma situação. Luiz Felipe Scolari, por exemplo, chegou ao Palmeiras após duas temporadas no futebol do Uzbequistão.
Nos seus 15 primeiros jogos após o retorno ao Brasil, venceu só três. E, dos 45 pontos disputados, somou 17.

Com MARIANA MAZIERO, colaboração para a Folha

NA TV
Corinthians x Fluminense
16h Band e Globo (menos SP)


CORINTHIANS
Júlio César; Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Willian e Liedson
T.: Tite

FLUMINENSE
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Valencia, Edinho (Souza), Deco e Conca; Rafael Moura e Fred
T.: Abel Braga

Estádio: Pacaembu
Horário: 16h
Árbitro: Márcio Chagas da Silva



Texto Anterior: Sedes deixam de poupar R$ 560 mi
Próximo Texto: Antes dúvida, dupla de ataque está confirmada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.