UOL


São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Torneio da Concacaf volta a convidar "forasteiros" para ter mais apelo

Desprestigiada, Copa Ouro destaca os garotos do Brasil

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa América é um torneio sul-americano que se acostumou a receber os ""irmãos" da América do Norte. Já a Copa Ouro é uma competição da Concacaf que se habituou a receber o Brasil.
Pela terceira vez em sua história a seleção brasileira está na disputa do título continental da Concacaf (América Central, América do Norte e Caribe). A competição começa hoje com dois jogos (EUA x El Salvador e Costa Rica x Canadá), mas amanhã acontece a estréia da grande aposta do evento: a seleção sub-23 do Brasil.
A fase final conta com 12 participantes. Dois são convidados: Brasil e Colômbia, países que já atuaram na Copa das Confederações.
Para as seleções da Concacaf, é o principal torneio da região. O campeão ganha vaga na Copa das Confederações. Os times "forasteiros" ficam de fora dessa briga e disputam mesmo só a taça, restrita basicamente a México e EUA.
A Copa Ouro começou a ser disputada em 1991. Foram seis edições desde então. O México ganhou três títulos, e os EUA, dois. Só o Canadá conseguiu quebrar, em 2000, a hegemonia de mexicanos e americanos na região.
O Brasil, um tradicional chamariz para o futebol nos EUA, participou das edições de 1996 e 1998. No primeiro ano, perdeu a final para o México: 0 a 2. No ano da Copa da França, caiu nas semifinais diante dos EUA: 0 a 1.
Será a segunda vez que o Brasil manda sua seleção olímpica para a disputa da Copa Ouro. Em 1996, a equipe também era sub-23, mas não tinha o apelo da atual, composta por algumas das mais cintilantes estrelas do futebol nacional, como Kaká, Diego e Robinho.
A Colômbia, outra convidada, já tinha atuado em 2000, quando perdeu a decisão para o Canadá -Peru e Coréia do Sul também atuaram como convidados naquele ano. Na edição passada, em 2002, não houve seleções de outras regiões, e os EUA venceram.
Neste ano, a disputa tem duas sedes: EUA e México. O Brasil joga amanhã contra os mexicanos.


NA TV - Costa Rica x Canadá, às 14h, na ESPN Brasil


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: O que é, o que é?: Torneio ganhou a forma atual após EUA despertarem
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.