São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Geninho põe 3 zagueiros para enfrentar o líder

Há 4 jogos sem marcar, Corinthians busca encerrar série de derrotas em MG

Invicto em casa pelo Nacional, Cruzeiro recebe o campeão brasileiro, que vem com 11 desfalques e na zona de rebaixamento


Gil Leonardi/Agência Lancepress
O atacante Nilmar, do Corinthians, brinca de goleiro em rachão antes do jogo com o Cruzeiro


LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Sem contar com 11 jogadores do elenco, o técnico Geninho, vai mandar a campo, pela primeira vez no ano, uma equipe titular do Corinthians escalada com três zagueiros, para desafiar o Cruzeiro, líder do Brasileiro, em Belo Horizonte.
A opção tática pelo 3-5-2, explicou o treinador, deve-se ao fato de ele não ter à disposição seis jogadores que seriam titulares normalmente. Assim, ele mandará a campo uma retaguarda composta por Wecsley, Betão e André Leone.
O último chegou ao Parque São Jorge durante a Copa, vindo justamente do Cruzeiro. Outro que pode estrear hoje é o meia Ramon, contratado de outro time mineiro, o Atlético.
Apesar de o time ter usado volantes improvisados pelo lado esquerdo da zaga durante a temporada, esta será a primeira vez que a linha de defesa será composta por três zagueiros neste ano.
Entretanto, a julgar pelas últimas quatro partidas do Corinthians, 18º colocado do torneio (na zona de rebaixamento), o problema mais grave da equipe estava no setor ofensivo e não na defesa. Há quatro partidas -ou desde o dia 21 de maio, quando bateu o Vasco por 4 a 2- o atual campeão brasileiro não consegue marcar gols.
A última vez que a equipe passou tantos jogos sem balançar as redes foi no Campeonato Brasileiro de 1997. Outro problema que Geninho tem que combater -e que tem pesado no alto número de desfalques que o time teve durante a temporada- é a indisciplina. Com cinco expulsões no Brasileiro, o Corinthians é o segundo time que mais levou cartões vermelhos. No ranking dos amarelos, aparece em terceiro lugar, com 30 cartões.
Já o Cruzeiro, que não perdeu em casa pelo Brasileiro, deu de ombros para a má fase pela qual passa o time paulista e só pensa na vitória. "A partir de agora, cada jogo é uma decisão. Vamos focar só no título", disse o lateral Júlio César, repetindo o discurso que o treinador Paulo César Gusmão tem feito ao elenco após a parada de mais de um mês por causa da Copa.
Se a equipe de Gusmão sair de campo vencedora, o treinador será responsável pelo quinto fracasso corintiano consecutivo. A última vez que o time alvinegro perdeu tantas em série foi em 2001 (no Brasileiro e na Copa Mercosul), quando era treinado por Vanderlei Luxemburgo, de quem o técnico do Cruzeiro já foi auxiliar.


Colaborou FABIO TURA, do Datafolha

NA TV - Cruzeiro x Corinthians Globo (para SP), ao vivo, às 21h45


Texto Anterior: Libertadores: Técnico vê jogo como treino
Próximo Texto: Desfalque "Alemão": Comentarista de tv durante a Copa, atacante Élber vai desfalcar o Cruzeiro hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.