São Paulo, domingo, 12 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coadjuvantes largam na primeira fila

Menos badalados em suas equipes, Webber e Barrichello saem, respectivamente, em 1º e 2º, hoje, no GP da Alemanha

Piloto australiano da Red Bull encerra longo jejum e conquista primeira pole da carreira somente depois de ter disputado 130 corridas

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A NURBURGRING

Atrás de seus companheiros de equipe tanto no Mundial quanto na badalação, Mark Webber e Rubens Barrichello foram à forra em Nurburgring.
Numa classificação emocionante, na qual a experiência foi fundamental, cravaram os dois melhores tempos e garantiram a primeira fila do GP da Alemanha, nona etapa da F-1, com largada hoje, às 9h (de Brasília).
Líder do campeonato, Jenson Button, da Brawn GP, sai no terceiro posto, seguido pelo ídolo local, Sebastian Vettel.
Para Webber, a pole foi motivo de muita comemoração. Primeira de sua carreira, acabou com o maior jejum da categoria, já que o australiano precisou de 130 finais de semana para largar na primeira posição em uma corrida -o recorde anterior era de Jarno Trulli, que fez a pole em seu 115º GP.
"Esta temporada tem sido fantástica para mim até agora e ganhei uma motivação extra depois de tudo que me aconteceu", disse o piloto da Red Bull, que foi atropelado no fim do ano passado quando andava de bicicleta na Tasmânia e passou por um longo período de recuperação na pré-temporada.
"Este é um dia muito especial para mim. Já cheguei perto da pole algumas vezes, mas sempre alguma coisa me atrapalhava. Estou animado para tentar minha primeira vitória", completou Webber, 32, que, assim como Barrichello na Brawn GP, é o veterano na Red Bull -está em sua oitava temporada.
Outra semelhança com o piloto brasileiro é o fato de ambos estarem em desvantagem em relação a seus escudeiros tanto em treinos de classificação quanto em corridas em 2009.
Antes da sessão de ontem, Webber só havia largado na frente de Vettel uma vez. Já Barrichello conseguiu pela terceira vez -a segunda consecutiva- deixar Button para trás.
Recordista de provas na F-1 e em sua 17ª temporada, o brasileiro teve problemas com o rádio de seu carro, mas deu sorte de a equipe conseguir ouvir sua escolha de pneus mesmo assim. Com as condições da pista mudando por causa da chuva inconstante, optar pelo composto certo foi importante para definir as colocações.
"Foi uma classificação sensacional, em que fiz a escolha de pneus certa, no momento certo, e largar em segundo é melhor do que a gente esperava", disse o brasileiro, vice-líder do Mundial, com 23 pontos a menos que seu companheiro.
"Se as condições da pista na corrida forem tão traiçoeiras quanto estavam durante a classificação, vai ser vital conseguir segurar o carro e estar lá no fim da prova. Mas eu, e tenho certeza que o Mark também, faremos o possível para descontar alguns pontos dos nossos companheiros de equipe."
Bem menos satisfeitos, Vettel e Button tiveram reações diferentes após a classificação.
"Este treino foi uma loucura e o que podia fazer era tentar ver o que os outros estavam fazendo. Eu tinha também as informações do Rubens, mas não havia muita coisa a ser feita", declarou Button, que na Inglaterra, há três semanas, terminou um GP atrás de Barrichello pela primeira vez neste ano.
"Estou um pouco frustrado, mas me culpo por isso", disse Vettel, que está empatado com o parceiro, Webber, em postos de chegada no ano: cada um chegou quatro vezes à frente.
"Eu poderia ter conseguido uma colocação melhor, mas minha última volta não foi tão excepcional para me colocar na primeira fila", completou o alemão, duas vitórias em 2009. Terceiro na classificação do Mundial, Vettel tem uma folga de 3,5 pontos sobre Webber.


NA TV - GP da Alemanha
Globo, ao vivo, às 9h




Texto Anterior: Lateral: Apodi é única dúvida de Carpegiani
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.