São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ásia quer vaga sul-americana

das agências internacionais

A Confederação Asiática de Futebol está tentando tomar da América do Sul uma vaga para a Copa de 2002. A entidade decidiu boicotar as eliminatórias por não ser atendida pela Fifa.
""A Confederação Asiática de Futebol não vai voltar atrás em sua decisão até que a quinta vaga que foi dada à América do Sul nos seja devolvida", disse Mohammed ben Hamman, um dos principais dirigentes da entidade que comanda o futebol asiático.
A Fifa garantiu quatro vagas para a Ásia na Copa de 2002, mas duas são de Coréia do Sul e Japão, os países-sede do torneio.
A América do Sul tem quatro vagas garantidas, e o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas poderá ir à Copa do Mundo se vencer uma repescagem contra o campeão da Oceania.
Para a Copa-98, as eliminatórias sul-americanas davam chance para apenas quatro times, pois o Brasil estava classificado para o Mundial como campeão de 94.
A Uefa, entidade que rege o futebol europeu, ofereceu à Confederação Asiática uma repescagem entre o 14º colocado das eliminatórias européias e o terceiro colocado das eliminatórias asiáticas.
A medida foi aprovada pela Fifa, mas a Ásia não ficou satisfeita.
Dirigentes asiáticos abandonaram na sexta-feira o Congresso Extraordinário da Fifa, em Los Angeles, na Califórnia.
""A decisão da Fifa é um desrespeito ao continente asiático, que tem 45 federações nacionais", disse Saleh Ahmed Ben Nasser, chefe da delegação da Arábia Saudita no congresso da Fifa nos EUA. Apesar do boicote asiático às eliminatórias, Coréia do Sul e Japãomantêm a organização da Copa.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também considerou um desrespeito a decisão dos dirigentes asiáticos de abandonar o congresso da Fifa. ""Todas as despesas com a viagem são pagas."
O dirigente fica em posição difícil para as próximas eleições da Fifa se romper com a Confederação Asiática de Futebol, mas ele disse que precisa mostrar força.


Texto Anterior: Após título, Coritiba quer reforço
Próximo Texto: Yokohama abriga final da Copa-2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.