São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Piloto consegue sua primeira vitória na categoria, na qual estreou em 95, e também quebra jejum do clã
Christian retoma êxitos dos Fittipaldi

Press Company/Loco
O piloto brasileiro Christian Fittipaldi comemora com champanhe sua primeira vitória na Indy


da Reportagem Local

O brasileiro Christian Fittipaldi, 28, conseguiu ontem, nas 200 Milhas de Elkhart Lake, décima etapa da Indy, sua primeira vitória na categoria.
A estréia do piloto da Newman-Hass na Indy aconteceu em 1995, pela equipe Walker.
Christian quebrou também um jejum familiar. O último triunfo do clã Fittipaldi na Indy havia sido em abril de 1995, quando o tio Emerson, campeão em 1989, venceu as 200 Milhas de Nazareth.
""Estou muito feliz e é ótimo poder vencer aqui", disse Christian, logo após sair do carro.
Antes de subir ao pódio, Christian conversou por telefone com seu tio Emerson, que passa férias em Paris com a família.
""Eu sabia que você ganharia corridas nesta temporada", afirmou Emerson, que já havia vencido três vezes a corrida de Elkhart Lake (86, 88 e 92).
Acidentes na primeira volta da prova de ontem causaram o cancelamento da largada.
Hélio Castro Neves, da Hogan, rodou e acertou Memo Gidley, da Walker. Cristiano da Matta, da Arciero, Mauricio Gugelmin, da PacWest, e Max Papis, da Rahal, também se envolveram. Durante 40 minutos, a corrida ficou suspensa, e os pilotos puderam substituir os carros danificados.
Christian largou na quarta posição e assumiu a ponta a seis voltas para o final da prova, quando Juan Pablo Montoya, que liderou a maior parte da corrida, teve problemas de câmbio e abandonou.
Com o resultado na prova de ontem, Christian passa da sétima para a quinta colocação no campeonato, com 82 pontos.

Carreira
Em 1995, três brasileiros chegaram à categoria: Christian Fittipaldi, Gil de Ferran e André Ribeiro, já aposentado. Dos três, apenas Christian Fittipaldi ainda não havia vencido.
Gil de Ferran venceu a última prova daquela temporada e roubou de Christian o título de ""rookie of the year" (estreante do ano) por apenas dois pontos.
Em 1996, estreando em sua atual equipe, a Newman-Hass, Christian fez sua melhor temporada na Indy. Marcou 110 pontos e terminou na quinta colocação.
Em 1997, o piloto sofreu um grave acidente no GP da Austrália. Com a perna quebrada, perdeu sete provas.
A quinta temporada de Christian, que até a prova de ontem tinha como melhor colocação dois segundo lugares, marcou também sua primeira pole na Indy.
O piloto largou na frente na Rio 200, etapa brasileira, em maio. Ele terminou a prova na terceira posição e repetiu, até então, sua melhor classificação numa prova deste ano (havia sido o terceiro no Japão, na Motegi 500, em abril).


Texto Anterior: Yokohama abriga final da Copa-2002
Próximo Texto: Último triunfo havia sido em 1991
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.