UOL


São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Edinanci passou por tratamento de feminilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

No começo da carreira, Edinanci Silva, natural de Souza (PB), passou por um tratamento de feminilidade. Ela sofria de um problema genético, conhecido como intersexualidade, que fazia com que apresentasse as características dos dois sexos.
O tratamento começou em 95, quando ela tinha 18 anos, com o médico Eduardo de Rose, da comissão médica da Wada, a Agência Mundial Antidoping. Em 96, Edinanci foi operada pelo urologista Walter Koff para reconstrução parcial do clitóris (clitoridectomia) e retirada dos testículos (orquiectomia).
O objetivo da cirurgia era diminuir a quantidade de hormônios masculinos no corpo da judoca. Com isso, pôde passar por um teste de feminilidade obrigatório.
Aprovada, pôde disputar os Jogos de Atlanta-96 defendendo o Brasil. Apontada como esperança de medalha, terminou em sétimo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.