São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher tira Badoer da reserva após 11 anos

Alemão desiste de voltar, e piloto de testes fará estreia

DA REPORTAGEM LOCAL

O aguardado retorno do heptacampeão da F-1 às pistas agitou fãs e a categoria, mas não ocorrerá. Ontem, Michael Schumacher, 40, anunciou que não substituirá o brasileiro Felipe Massa -acidentado no GP da Hungria- no cockpit da Ferrari, como queria o time.
Para a vaga do brasileiro, a equipe italiana escalou o piloto de testes Luca Badoer, 38.
Schumacher se queixou de ter sentido dores no pescoço -decorrentes da lesão que sofreu em um acidente de moto em fevereiro- durante os treinos que fez com o F-2007.
"Meu pescoço ainda não pode suportar o extremo estresse provocado por um carro de F-1", afirmou o alemão. "Tentei de tudo para fazer esse retorno temporário ser possível. No entanto, para meu lamento, não ocorreu. Estou desapontado."
Já Badoer, que é piloto de testes da Ferrari desde 1998, comemorou ter sido escalado pela primeira vez pela escuderia para disputar um GP.
"Desde criança, sempre quis correr para a Ferrari e agora tenho a chance de tornar realidade esse desejo", comentou o italiano, que exibe uma estatística negativa na carreira.
Badoer é o piloto que mais vezes (48) iniciou uma corrida sem ter marcado pontos.
Em 1993, ele estreou pela Lola. Passou ainda por Minardi e Forti antes de chegar à Ferrari.
Sua melhor posição na largada foi um 12º lugar, no GP da Hungria de 1995, quando terminou a corrida em oitavo.
Apesar de seu currículo acanhado, Badoer conta com o apoio do presidente da escuderia, Luca di Montezemolo.
"Tenho fé em Luca Badoer, que é um dos nossos. O destino deu a ele uma possibilidade única para que ele faça o melhor que puder. Vamos apoiá-lo em tudo incondicionalmente", assegurou Montezemolo.
Mesmo tendo testado o F60 pela última vez apenas em dezembro de 2008, Badoer, que será o mais velho piloto no grid de Valencia, diz estar preparado para substituir Massa no GP da Europa, que ocorre dia 23.
"Apesar de o regulamento deste ano ter reduzido drasticamente os quilômetros para nós, pilotos de teste, sempre mantive minha forma física justamente para estar preparado para qualquer eventualidade", disse Badoer, que intensificou sua preparação após o acidente de Massa, em 25 de julho.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rebeca Gusmão: Nadadora é absolvida de falsidade ideológica
Próximo Texto: Tênis Federer: Triunfa no 1º jogo pós-Wimbledon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.