|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FUTEBOL
Parceiro norte-americano contrata W/Brasil para explorar a imagem do clube na mídia alternativa
HMTF contrata "agência corintiana"
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
da Reportagem Local
O Hicks, Muse, Tate & Furst
Inc., parceiro do Corinthians no
futebol profissional, fechou contrato com a W/Brasil, agência do
publicitário Washington Olivetto,
para trabalhar a imagem do clube.
Na primeira etapa do trabalho,
a W/Brasil pretende adotar uma
metodologia diferente, explorando, prioritariamente, mídias alternativas. ""O Corinthians é imbatível na mídia tradicional. Então, o que temos de fazer, pelo
menos no começo, é atacar mídias específicas", explicou Olivetto, que gosta de se definir como
corintiano fanático.
A estratégia deve-se principalmente ao fato de a Corinthians Licenciamento Ltda., empresa que
controla o futebol do clube, com
85% das ações nas mãos do fundo
de investimento norte-americano, ter decidido se associar aos
mais variados produtos.
""A idéia é vender de aparelho de
barbear a sabonete, de chocolate a
iogurte, de cerveja a refrigerante.
Antes de partirmos para a propaganda convencional, vamos usar
outras alternativas para divulgar
esses produtos, como a própria
Internet", explicou.
A Pop Com, braço da W/Brasil
especializado em serviços de Internet, deve ajudar a montar um
shopping virtual dos novos produtos do Corinthians.
O objetivo é fazer um trabalho
parecido com o que está sendo
feito no Rio de Janeiro, onde Flamengo e Botafogo começam, de
fato, a explorar a Internet.
O Flamengo, por exemplo, fechou contrato com a empresa Alternex, provedora de Internet, para criar um shopping virtual com
os produtos do clube.
Já o Botafogo associou-se à empresa Helpfor para criar o site Botafogo Digital, que deve ser lançado em outubro, com o intuito de,
entre outros, vender ingressos e
produtos oficiais, além de cadastrar os torcedores do time.
Um dos motivos para a escolha
da W/Brasil foi, de acordo com
Roberto Muller, que representa
os investimentos do HMTF no esporte, o fato de a agência estar historicamente ligada ao clube.
No início dos anos 80, Olivetto
participou da gerência do departamento de futebol da equipe,
ajudando a implantar a Democracia Corintiana, sistema de trabalho que dava maior poder de decisão aos jogadores.
Em 1998, foi o responsável pelo
desenho da camisa do Corinthians nas finais do Brasileiro,
com o patrocínio da Embratel.
""Eles tinham informação sobre
o nosso trabalho, uma visão do
mercado brasileiro, mas só começamos a discutir há um mês e
meio", explicou Olivetto, referindo-se às negociações que foram
finalizadas na madrugada de ontem, em São Paulo.
""Eu, que nunca escondi que sou
corintiano, estou mais do que feliz. É unir o útil ao agradável, o
trabalho ao prazer", disse o publicitário, lembrando que a festa de
aniversário de dez anos da agência havia sido realizada no ginásio
do Corinthians.
Além de divulgar produtos com
a marca do clube, a W/Brasil deve
preparar a campanha de construção do novo estádio.
""Como já foi amplamente divulgado, não será apenas um estádio de futebol, mas um espaço
multiuso, com espetáculos de
música, lojas etc.", disse Olivetto.
""É preciso um bom trabalho de
divulgação para que o clube consiga patrocinadores que comprem os camarotes ou espaços no
estádio", completou.
Embora esteja sendo contratado pelo HMTF, Olivetto diz que, a
princípio, o trabalho da W/Brasil
se limitará ao Corinthians, não se
estendendo ao Cruzeiro, clube
mineiro que ainda negocia com o
fundo, nem à Traffic, agência de
marketing esportivo do empresário J. Hawilla, que recentemente
vendeu 49% das ações para os
norte-americanos.
Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Atalho Próximo Texto: Clube joga na Espanha para comprovar novo perfil Índice
|