São Paulo, Quinta-feira, 12 de Agosto de 1999
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FUTEBOL
Parceiro norte-americano contrata W/Brasil para explorar a imagem do clube na mídia alternativa
HMTF contrata "agência corintiana"

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
da Reportagem Local

O Hicks, Muse, Tate & Furst Inc., parceiro do Corinthians no futebol profissional, fechou contrato com a W/Brasil, agência do publicitário Washington Olivetto, para trabalhar a imagem do clube.
Na primeira etapa do trabalho, a W/Brasil pretende adotar uma metodologia diferente, explorando, prioritariamente, mídias alternativas. ""O Corinthians é imbatível na mídia tradicional. Então, o que temos de fazer, pelo menos no começo, é atacar mídias específicas", explicou Olivetto, que gosta de se definir como corintiano fanático.
A estratégia deve-se principalmente ao fato de a Corinthians Licenciamento Ltda., empresa que controla o futebol do clube, com 85% das ações nas mãos do fundo de investimento norte-americano, ter decidido se associar aos mais variados produtos.
""A idéia é vender de aparelho de barbear a sabonete, de chocolate a iogurte, de cerveja a refrigerante. Antes de partirmos para a propaganda convencional, vamos usar outras alternativas para divulgar esses produtos, como a própria Internet", explicou.
A Pop Com, braço da W/Brasil especializado em serviços de Internet, deve ajudar a montar um shopping virtual dos novos produtos do Corinthians.
O objetivo é fazer um trabalho parecido com o que está sendo feito no Rio de Janeiro, onde Flamengo e Botafogo começam, de fato, a explorar a Internet.
O Flamengo, por exemplo, fechou contrato com a empresa Alternex, provedora de Internet, para criar um shopping virtual com os produtos do clube.
Já o Botafogo associou-se à empresa Helpfor para criar o site Botafogo Digital, que deve ser lançado em outubro, com o intuito de, entre outros, vender ingressos e produtos oficiais, além de cadastrar os torcedores do time.
Um dos motivos para a escolha da W/Brasil foi, de acordo com Roberto Muller, que representa os investimentos do HMTF no esporte, o fato de a agência estar historicamente ligada ao clube.
No início dos anos 80, Olivetto participou da gerência do departamento de futebol da equipe, ajudando a implantar a Democracia Corintiana, sistema de trabalho que dava maior poder de decisão aos jogadores.
Em 1998, foi o responsável pelo desenho da camisa do Corinthians nas finais do Brasileiro, com o patrocínio da Embratel.
""Eles tinham informação sobre o nosso trabalho, uma visão do mercado brasileiro, mas só começamos a discutir há um mês e meio", explicou Olivetto, referindo-se às negociações que foram finalizadas na madrugada de ontem, em São Paulo.
""Eu, que nunca escondi que sou corintiano, estou mais do que feliz. É unir o útil ao agradável, o trabalho ao prazer", disse o publicitário, lembrando que a festa de aniversário de dez anos da agência havia sido realizada no ginásio do Corinthians.
Além de divulgar produtos com a marca do clube, a W/Brasil deve preparar a campanha de construção do novo estádio.
""Como já foi amplamente divulgado, não será apenas um estádio de futebol, mas um espaço multiuso, com espetáculos de música, lojas etc.", disse Olivetto. ""É preciso um bom trabalho de divulgação para que o clube consiga patrocinadores que comprem os camarotes ou espaços no estádio", completou.
Embora esteja sendo contratado pelo HMTF, Olivetto diz que, a princípio, o trabalho da W/Brasil se limitará ao Corinthians, não se estendendo ao Cruzeiro, clube mineiro que ainda negocia com o fundo, nem à Traffic, agência de marketing esportivo do empresário J. Hawilla, que recentemente vendeu 49% das ações para os norte-americanos.


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