São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE
Colapso do sistema se torna real em Sydney

DO ENVIADO A SYDNEY

O sistema de transporte público em Sydney está se transformando na grande dor-de-cabeça dos organizadores dos Jogos Olímpicos.
Ontem, sem provas sendo disputadas na cidade australiana, os passageiros que queriam se dirigir para a baía de Homebush, sede do Parque Olímpico, demoravam cerca de 20 minutos para conseguir entrar nos trens de acesso. Dentro deles, o atraso chegava a 35 minutos. Para o padrão australiano, isso significa cerca de dez vezes mais do que o normal.
O temor dos organizadores é que, a partir de sábado (quando começam as competições), o sistema todo entre em colapso.
Por medida de segurança, não estão sendo permitidos carros particulares (somente os credenciados) circulando pelo parque.
Os meios de transporte para chegar aos locais de competição (distantes cerca de 20 km do centro) são o trem e o ônibus.
No sábado, Juan Antonio Samaranch, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), teve de esperar 25 minutos por um ônibus que o transportasse para o centro de transmissões de imagens -ouviu um constrangido pedido de desculpas de Michael Knight, o ministro olímpico.
Dentro da Vila Olímpica, o Socog (comitê organizador dos Jogos) já arquivou 12 reclamações de atletas, desde ônibus que atrasavam até motoristas despreparados, que se perdiam.
O Socog mandou colocar mais 700 ônibus em circulação. Os trens irão trabalhar em um esquema especial, com mais vagões.
O órgão diz que os incidentes são pequenos se comparados ao tamanho da operação: mais de 9.000 atletas na Vila Olímpica e cerca de 100 mil estrangeiros em visita à cidade.
O jornal "Sydney Morning Herald" publicou reportagem dizendo que os motoristas, contratados excepcionalmente para o período olímpico, são, em sua maioria, oriundos de outras cidades e sem experiência anterior na direção desse tipo de condução. (MAD)


Texto Anterior: Kuerten desiste de treino por estar com a garganta inflamada
Próximo Texto: Olimpíada de A a Z: Equipe sem comunicação irrita Bernardinho, que pede quebra urgente do "silêncio'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.